Maduro diz que elite venezuelana apoiou manobra de Serra no Mercosul

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, falou nesta terça-feira (16), em seu programa Em contato com Maduro, sobre a manobra do ministro interino das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, de boicotar seu país no Mercosul.

Nicolás Maduro - Efe

Para Maduro, a denúncia do chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, de que o Brasil tentou “comprar o voto” do Uruguai contra a Venezuela é “um escândalo”. E neste sentido, acusou setores da direita de seu país de apoiar a manobra golpista de Serrra. “Porque [o governo brasileiro] fez isso? Porque a direita venezuelana foi lá encorajá-los. A direita foi ao governo ilegal e ilegítimo do Brasil, golpista, [pedir] para que se voltassem contra a Venezuela”, afirmou.

Maduro também disse que “nada nem ninguém”, vai tirar a Venezuela da presidência do Mercosul. “Aqui está a Venezuela, presidente em exercício e membro pleno do Mercosul, e daí não nos tiram nada nem ninguém”.

Em junho, o governador do Estado de Miranda e um dos líderes da oposição ao governo Maduro, Henrique Capriles, participou de um encontro em Brasília com José Serra em busca de apoio político do governo interino brasileiro.

Maduro agradeceu ao presidente Tabaré Vázquez e ao povo uruguaio “por toda a força moral que demonstraram” em relação à questão da presidência temporária do bloco.

Maduro disse também que a Venezuela lutará para "salvar" o Mercosul da “tríplice aliança golpista de ultradireita”, em alusão aos governos de Brasil, Paraguai e Argentina que, segundo ele, pretendem "destruir o bloco".

Além disso, declarou que seu país tem condições de demonstrar que cumpre mais acordos que outros países do bloco.

“Somos membros plenos do Mercosul. Nós cumprimos com mais acordos que todos os países fundadores”, afirmou. “Posso demostrar acordo por acordo como a Venezuela avançou no Mercosul”, acrescentou.