Senador quer ouvir Serra sobre denúncia de compra de voto no Mercosul 

O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou à Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado, requerimento para convocar o ministro das Relações Exteriores, José Serra, para que ele se explique sobre a notícia veiculada no Uruguai, de que ele teria tentado comprar o voto do governo uruguaio para que a Venezuela não assumisse a presidência do Mercosul.  

Senador quer ouvir Serra sobre denúncia de compra de voto no Mercosul - El País

Segundo a notícia, Serra teria oferecido ajuda para levar representantes do Uruguai para fazerem acordos com países da África e do Irã em troca do voto contra a Venezuela.

“Uma denúncia feita por nada menos do que o ministro das Relações Exteriores do Uruguai e que, se verdadeira, depõe muito mal contra o nosso país. Por essa razão, eu estou apresentando esse requerimento para que o ministro José Serra tenha a oportunidade de esclarecer aos senadores essa denúncia da maior gravidade”, afirmou o senador.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) também se manifestou sobre o episódio, que classificou de vergonhosa. "Chanceler do Uruguay acusa Serra de tentar comprar o voto do país contra Venezuela. Vergonha!", postou Requião no Twitter, onde tem publicado diversos comentários a respeito da denúncia

Desigualdades regionais

O relato do ministro das Relações Exteriores uruguaio, Nin Novoa, foi publicado nesta terça-feira (16) em uma reportagem do jornal “El Pais”, de Montevidéu, que obteve a informação de uma transcrição oficial de um depoimento de Novoa à Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara dos Deputados daquele país.

Serra visitou o Uruguai em cinco de julho passado, em companhia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eles tiveram reunião com o presidente uruguaio, Tabaré Vásquez. Em entrevistas, o ministro brasileiro disse que faria “grande ofensiva” comercial na África subsaariana e no Irã e que “desejava levar o Uruguai” como “sócio”. Ao mesmo tempo, pediu aos uruguaios que deixassem em suspenso o processo de transferência da presidência do Mercosul para a Venezuela.

A atitude do Brasil “incomodou muito” Tabaré Vásquez e “bastante” o chanceler uruguaio. Segundo Novoa, o presidente Vásquez disse a Serra de maneira “clara e indubitável: Uruguai cumprirá a norma e vai apoiar a troca de presidência” do Mercosul.