Carlos Felipe afirma que País passa por um golpe

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) disse, em pronunciamento na sessão plenária da última quarta-feira (17/08), que ficará registrado na história do País “o golpe que está sendo efetivado nas instituições democráticas”. Com isso, conforme o parlamentar, uma série de conquistas dos últimos anos deixará de existir.

Carlos Felipe

“Qualquer criança sabe disso. Estamos vivendo um golpe. Vale destacar que a rede Globo passou 50 anos para reconhecer que cometeu um erro ao apoiar o golpe de 1964. Porém, pouco tempo depois, já está apoiando outro”, frisou.

De acordo com Carlos Felipe, o atual Governo “golpista” está adotando várias medidas visando a desmontar o Sistema Único de Saúde, “o maior plano de assistência pública universal do mundo”, propondo a criação de planos populares privados. O deputado salientou que esses novos planos serão bem mais restritivos no que se refere à amplitude dos atendimentos, deixando a população praticamente desassistida.

Também está sendo desmontado, segundo o comunista, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que visa a assegurar renda mínima e condições de moradia aos menos favorecidos. “Antigamente, uma seca como a atual, já tinha deixado o Ceará desabitado. Com o SUAS, nos últimos anos, entraram mais pessoas do que saíram.”

Carlos Felipe considerou também um golpe as medidas adotadas contra os direitos dos trabalhadores. Ele assinalou que tramitam no Congresso vários anteprojetos de lei que irão reduzir valores de aposentadoria, ampliação das faixas etárias para se aposentar e retirar direitos trabalhistas. “Está previsto o fim do 13º salário e a terceirização do trabalho em todos os níveis, para transferir recursos para os donos de empresas e reduzir salários dos trabalhadores”, acrescentou.

Para o parlamentar, também está acontecendo um golpe contra as empresas nacionais, ao se acenar para a privatização da exploração de petróleo. “Ou alguém está pensando que a venda dos ativos da Petrobras será para o capital nacional”?

Carlos Felipe também salientou que a estrutura de educação está sofrendo um golpe, ao ser desmontada. “Já foram suspensas novas bolsas para o Fies, impedindo que o aluno carente frequente o ensino superior privado. Também foi extinto o programa Ciência sem Fronteira”, observou.

O deputado também pediu que o eleitor escolha bem seus candidatos nesta eleição, evitando votar em candidato que compra voto ou que não tem serviços prestados à comunidade.