Arruda Bastos: A esperança é a primeira que nasce

Por *Arruda Bastos

Dilma com o povo

Depois de nove meses de massacre e de um turbilhão de maldades e maledicência, o Senado iniciou, na última quinta-feira (25/08), o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff. Uma farsa e um verdadeiro golpe jurídico, parlamentar e midiático que levou uma inocente ao banco dos réus por um crime que todos sabem que ela não cometeu.

Até os mais radicais direitistas sentem no âmago de suas consciências que tudo não passa de um golpe e que, caso ele se concretize, um grave precedente será aberto na nossa ainda frágil democracia. Nosso Povo está consciente da grande injustiça que ronda as sombrias páginas desse processo abjeto e o que ele representa para o nosso país.

Pela nossa Constituição, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) é quem preside o julgamento do processo de impedimento do Presidente da República no Senado. Mais do que todos os mortais brasileiros, os ministros da nossa suprema corte sabem que Dilma é inocente, não existem crimes para serem julgados. Acovardados, eles adotam uma posição pusilânime e já pagam com o descrédito sem igual do tribunal com os questionamentos diários das suas decisões e das posturas de muitos dos seus ministros.

A grande mídia, capitaneada pela Rede Globo, também sabe que o processo de impeachment em curso é um golpe. Mas como tem entranhada em seu DNA o vírus golpista, o PIG (Partido da Imprensa Golpista), como em vários períodos da nossa história, é um dos patrocinadores do circo, despreza a verdade e propaga a infecção septicêmica da manipulação em proveito próprio. Como em 1964, fica na espreita aguardando as benesses do poder público.

O nosso parlamento, em grande parte putrefeito pela bactéria da corrupção, queda-se aos interesses mesquinhos e aos lobbys partidários, no início tendo como general o todo poderoso gângster, hoje alma penada e moribundo Eduardo Cunha. Ele, com evidente desvio de finalidade, aceitou o pedido de impeachment contra a presidente Dilma. Atualmente, na ânsia de poder, o usurpador Temer turbina as ações golpistas nos porões do Jaburu. O sonho do parlamento é terminar com a Lava Jato o mais rápido possível e se locupletar com os cargos públicos e o bônus de um governo ilegítimo e corrupto. Os políticos sabem que é golpe!

Os tubarões do grande capital nacional e internacional, comandado pela FIESP e PSDB, são os patrocinadores master do golpe. A sua fome insaciável de privatização e a sede de abocanhar o patrimônio da nossa pátria é o que os move. O Pré-Sal é joia da coroa e o desejo é de aprovar, a toque de caixa, as mudanças legislativas necessárias para alterar o modelo de partilha para concessão, sonho antigo dos grandes empresários do setor e dos traidores entreguistas. Todos eles sabem que é um golpe o que está em andamento na nossa pátria.

Quem vai pagar o preço do golpe será a nossa população, principalmente a mais carente, dependente dos programas sociais, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e muitos outros; os funcionários públicos, com seus salários achatados e congelados; os aposentados, com a reforma da previdência, idade mínima a perder de vista e outras maldades; os trabalhadores, com a retirada dos direitos trabalhistas e também previdenciários; os negros; as mulheres e todas as minorias que se beneficiaram nos últimos anos. Para eles, os golpistas, o povo que se exploda!

Nos próximos dias teremos o desfecho da diabólica trama que deseja implantar um governo golpista e ilegítimo no Planalto. Com uma postura altiva e destemida, a nossa presidente Dilma vai comparecer ao Senado para fazer a sua defesa e enfrentar seus algozes e carrascos. Ela leva consigo o espírito dos justos e vai lutar até o último segundo por justiça. Não é uma criminosa, não cometeu crime algum e todos sabem disso. Ainda tenho esperança na reversão de votos e na consciência de alguns senadores.

Tem quem diga que a esperança é a última que morre. Digo que ela não é a última que morre, mas sim a primeira que nasce quando tudo parece perdido e sem solução como na conjuntura atual. Quem tem esperança sabe que depois da tempestade vem a bonança e que o choro sempre cessa dando lugar à alegria. É com essa mensagem que termino meu artigo. O povo unido é como a esperança, jamais será vencido.

*Arruda Bastos é médico, professor universitário, ex-secretário da saúde do Estado do Ceará e um dos coordenadores do Movimento “Médicos pela Democracia”.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.