Mondubim receberá Grito dos Excluídos 2016

Crítica ao capitalismo mobilizará manifestantes em tradicional protesto nacional neste ano. Sob o tema "Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!", os cearenses se somarão aos atos realizados em todo o país para bradar em uma só voz a exclusão imposta pelo sistema. O ato, de caráter ecumênico e apartidário, questiona e denuncia as várias formas de desigualdades do país, apontando qual o real papel do Estado diante das exclusões.

Grito dos excluídos

Tradicionalmente realizado no dia 7 de setembro, em Fortaleza a concentração será a partir 8h, no Emeif Delma Herminia da Silva Pereira, localizada no bairro Mondubim. “No dia simbólico da independência partiremos da periferia nos unindo à esta comunidade para gritar nossa rebeldia a esse sistema e para levantar mais uma vez a bandeira de ‘Vida em primeiro lugar’”, diz a descrição do grupo que organiza a manifestação em uma rede social

O ato este ano, a nível municipal e estadual, questionará dois pontos principais: o extermínio da juventude e a questão ambiental, tendo esta subdivisões que abordam a escassez da água, a cobrança de tarifas abusivas e as políticas de incentivo a grandes empresas do Estado em detrimento às necessidades da população.

Mais

O lema escolhido para este ano está fundamentado em uma das falas do papa Francisco, durante o Encontro Mundial dos Movimentos Populares, na Bolívia, em julho de 2015. Na ocasião, Francisco falou da urgência em romper o silêncio e lutar por mudanças reais dentro do sistema capitalista, que não compreende o sentido do “cuidar da Casa Comum”.

O evento marca o Dia da Independência em diversas localidades do país, com o objetivo de “valorizar a vida e anunciar a esperança de um mundo melhor, construindo ações a fim de fortalecer e mobilizar pessoas para atuar nas lutas populares e denunciar as injustiças e os males causados por este modelo econômico excludente, que degrada e mata”.

O Grito dos Excluídos nasceu da necessidade de dar voz ao povo, às minorias e à população historicamente excluída pelo Estado. Desde 1995, o Grito é um espaço para que movimentos sociais organizados se manifestem e cobrem direitos já assegurados em nossa Constituição Federal.

Serviço

Grito dos Excluídos 2016 – Fortaleza

Data: quarta-feira (07/09)
Concentração a partir das 8h em frente à Emeif Delma Herminia da Silva Pereira (Av. Presidente Costa e Silva, 2225 – Mondubim)