Lula: Vamos mostrar que a gente sabe conviver democraticamente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (6) do acampamento do Levante Popular da Juventude, em Belo Horizonte, que reuniu mais de 7 mil presentes no Mineirinho. Lula voltou a repudiar o golpe e destacou a importância da participação política da juventude.

Lula-encontro-levante-popular-juventude-Belo-Horizonte - Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

"Vamos mostrar que a gente sabe conviver democraticamente. A sociedade justa que a gente quer criar, é uma sociedade da tolerância. Se eu estava triste hoje e escolhi vir aqui, posso dizer que vocês me ajudaram a voltar para casa com ânimo. Eu quero dizer a eles que me perseguem que o problema não sou eu. Já tô velhinho. O problema deles: são vocês", afirmou.

O ex-presidente criticou a campanha de intolerância e ódio fomentada pelos golpistas e falou sobre a luta de classes. "Eles passaram a achar intolerável o povo pobre ter um pouco mais de ascensão… É tão importante do pequeno agricultor, como do grande produtor de soja ou de algodão", disse.

E frisou: "Eles não assimilaram a importância dos pobres da periferia poderem entrar numa universidade e sentar ao lado dos filhos deles… Parece que incomodou a eles, nós em 13 anos termos investido mais na educação do que eles investiram em 500 anos".

Lula enfatizou que a saída para a crise política é a política. "Toda vez que se nega a política, aparece um Bolsonaro, assim como, apareceu um Hitler e um Mussolini", lembrou.

"A desgraça de quem não gosta de política é que é governado por quem gosta", acrescentou. "Vamos mostrar que a gente sabe conviver democraticamente. A sociedade justa que a gente quer criar, é uma sociedade da tolerância".

Sobre as eleições presidenciais, Lula disse que "é muita bobagem falar em 2018". "Nós estamos em 2016", afirmou o ex-presidente.

Durante o discurso, Lula afirmou que conversou com a presidenta Dilma Rousseff nesta terça, antes da sua saída do Palácio da Alvorada. “Hoje, foi um dia triste, pra mim. Liguei para Dilma e disse para ela que eu não poderia ir com ela [para Porto Alegre] porque eu já tinha marcado de vir aqui com vocês. Ela me disse que também tinha vontade de vir”, disse Lula.

"Eles tem que aprender que se querem ser presidente desse país, tem que ir para rua e disputar o voto e não dar um golpe parlamentar", reforçou.

Além de Lula, estavam presentes o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e outras lideranças do partido, artistas, como Letícia Sabatella, e representantes de centrais sindicais.
O evento vai até o dia 9 de setembro em Belo Horizonte.