Conheça os candidatos da UJS que querem ocupar as Câmaras Municipais

A quarta parte do especial “Conheça os candidatos da UJS” viaja de Caxias do Sul (RS) para duas cidades diferentes do Piauí, Teresina, a capital, e Picos, localizada ao sul do estado. Desses municípios saem mais três representantes da juventude de luta pelo Brasil.

Conheça os candidatos da UJS querem ocupar as Câmaras Municipais - Reprodução/UJS

As eleições municipais de 2016 representam, nesse cenário de golpe, uma resistência dos que acreditam nos valores democráticos que foram construídos com muito sangue e suor em nosso país.

A União da Juventude Socialista (UJS), lançará candidatos em todas as regiões do país, para continuar denunciando os golpistas e enfrentando a onda conservadora que cresce atualmente.

Andressa Campanher

Andressa Campanher Marques é natural de Itaqui-RS, de onde veio com a família para Caxias do Sul no ano de 2004. Com 21 anos de idade, já acumula muita experiência na luta política. Iniciou sua participação no movimento estudantil, como presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Província de Mendoza, onde lutava por mais qualidade na educação pública – e onde entrou em contato com uma das bandeiras de luta que mantém até hoje: por uma Universidade Pública Federal em sua região. Foi nesse período que Andressa conheceu a União da Juventude Socialista!

Através do PROUNI, iniciou sua trajetória como estudante de Serviço Social na Universidade de Caxias do Sul. Foi duas vezes coordenadora geral do Diretório Central de Estudantes (DCE-UCS). Além disso, foi eleita presidenta municipal da União da Juventude Socialista em 2013 e também da direção estadual da UJS-RS. Atualmente, Andressa está licenciada do cargo de Tesoureira do DCE e ocupa a presidência da União da Juventude Socialista (UJS) de Caxias do Sul, além de compor o Diretório Municipal e a Comissão Política do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

“A juventude precisa ter coragem para lutar por seus direitos e ocupar os espaços de representação”, afirma Campanher. Entre suas principais pautas estão a defesa dos direitos dos trabalhadores, das mulheres, da juventude, LGBTS, negros, índios e idosos. Andressa também ressalta a luta pelo fortalecimento do serviço público, com atenção especial para o SUS, para o Sistema Único de Assistência Social e para a educação pública. O passe-livre estudantil, o projeto da Fábrica de Cultura para a Juventude no antigo prédio da MAESA e a extensão da UFRGS para Caxias do Sul também são prioridades da candidata.

Enzo Samuel

O candidato Enzo Samuel começou sua militância na UJS em 2008, quando se tornou assessor jurídico do DCE-UFPI. Já entre 2012 e 2014, foi vice-presidente estadual da UJS-PI. Dessa etapa de sua trajetória Enzo destaca a reintegração de 4 mil estudantes que “foram jubilados pela universidade e puderam realizar o sonho de concluírem seus estudos.”

Outras conquistas da luta no movimento estudantil apontadas pelo candidato são “a redução do preço da passagem de ônibus em Teresina e também a consolidação de um sistema de integração de transporte público na nossa capital, que já possui quase 1 milhão de habitantes”. Enzo Samuel também atua no movimento comunitário na Zona Norte, “estive presente nas ocupações que deram a oportunidade de oferecer uma moradia digna para os moradores do Residencial Dilma Rousseff e Vila das Torres”, aponta o candidato.

As principais pautas de sua candidatura passam por mais políticas públicas para a juventude, e nas palavras de Enzo “pelo passe-livre estudantil, por mais mobilidade urbana em nossa cidade, por um sistema de saúde que consiga atender à demanda da população mais necessitada. A nossa luta é para construir uma Teresina de oportunidades e, para que todo cidadão e cidadã teresinense possa viver com dignidade”.

Eduardo Pereira (Ted Rap)

Eduardo Pereira é Ted Rap, candidato a vereador na cidade de Picos. Estudante cotista do curso de Pedagogia da UFPI, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Juventude do Estado do Piauí e coordenador do projeto Cuca Periférica, no bairro Parque de Exposições. O projeto Cuca Periférica oferece aulas de dança, grafite, hip hop e informática para as crianças. E foi justamente através da cultura, e mais especificamente os movimentos de hip hop que iniciou sua militância na UJS, na Universidade Federal do Piauí. Hoje está a frente da Nação Hip-Hop na cidade de Picos.

Sendo a terceira maior cidade do estado, Picos tem cerca de 75 mil habitantes e se localiza no sul do Piauí. Por ser uma cidade universitária, Picos recebe muitos estudantes de outras regiões, tem destaque também pela grande atividade comercial e pela produção de mel.

A principal bandeira de luta na campanha de Ted é em defesa da cultura e para que a periferia tenha a oportunidade dialogar sobre as questões da cidade. Para Ted Rap, os jovens precisam estar presentes nos espaços de decisão, “sou o candidato da juventude, que historicamente se encontra marginalizada e sem perspectivas. Quero ser o vereador da cultura e da juventude de Picos.”