Luciana Santos: Vamos resistir, esse é nosso jeito de ser

Em um discurso forte e emocionado na noite deste domingo (2), a deputada federal e candidata à prefeitura de Olinda, Luciana Santos (PCdoB), agradeceu o empenho da militância na sua campanha. Sobre o resultado desfavorável no pleito, disse: "nós estamos pagando o ônus de ter defendido a democracia, o ônus de dizer que, no Brasil, não aceitamos o retrocesso". Segundo ela, contudo, diante da investida da direita, haverá resistência. "Nós vamos resistir. Esse é nosso jeito de ser".

Luciana: Vamos continuar defendendo nosso legado em Olinda - Diego Galba/Equipe65

"Nessa adversidade, não tenho a menor dúvida, nós perdemos uma batalha, mas como já dizia Fidel castro, a história nos absolverá", afirmou. 

Luciana destacou que em várias cidades, forças de esquerda e progressistas sofreram derrotas nesta eleição. "Estamos perdendo no Brasil para as forças retrógradas,da direita. Mas aqui em Olinda nós vamos dar resposta, nós vamos resistir. A esquerda e as forças populares e progressistas perderam, mas nós somos madeira de lei que cupim não rói", disse, em referência à tradicional marcha de Capiba, compositor pernambucano. 

"Nós temos um legado a defender", discursou a deputada, ex-prefeita de Olinda e presidenta nacional do PCdoB, ao defender que nenhuma outra força fez mais pela cidade. "Eu desafio qualquer força política a dizer que tenha feito mais por Olinda que nós. E, quando eu digo nós, não é só o PCdoB, são todas as forças políticas progressistas".

Em Olinda, cidade governada por 16 anos pelo PCdoB, haverá segundo turno entre os candidatos Antônio Campos (PSB) e Professor Lupécio (SD).