Estudantes ocupam sede da Presidência da República em SP contra PEC241

Aos gritos de "Fora Temer", cerca de 50 jovens ligados a entidades estudantis ocuparam, no final da tarde desta segunda-feira (10), o escritório da Presidência da República, localizado na Avenida Paulista. Os manifestantes são contrários a PEC 241 do Teto de Gastos, que provavelmente será votada hoje, na Câmara dos Deputados, e denunciam o congelamento nos gastos públicos durante 20 anos, impactando diretamente em investimentos na área da saúde e educação.

Estudantes ocupam Presidência da República contra a PEC 241 - Mídia Ninja

Os estudantes que ocupam o local afirmam que só desocuparão o escritório quando a PEC 241 for revogada. "O governo Temer abre, a cada dia que passa, as portas para vender a educação pra a inciativa privada e, nós, estudantes, não toleraremos isso, educação não é mercadoria", afirmou Emerson Santos, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes).

Graziele Monteiro, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) avalia que o governo pretende tirar conquistas sociais históricas. "A PEC 241 fala sobre economia dos gastos públicos, mas quem está pagando por essa crise afinal? Que tipo de proposta é essa que quer diminuir investimentos para a educação, se é a partir da educação que transformamos o nosso país? Por que o Temer não taxa as grandes fortunas? Ele quer diminuir os nossos direitos e não aceitaremos tais cortes", disse a jovem. 

O diretor da UNE, Mateus Weber, fez um apelo, " Você que estava batendo panela, faço o convite para que lute também contra o desmonte da educação promovido por Temer". 

Especialistas avaliam que às áreas da saúde e educação perderão centenas de bilhões de reais ao longo dos 20 anos de vigência da PEC, caso aprovada.

Confira abaixo o vídeo no momento que os manifestantes invadem o escritório da presidência da republica.