Almir Fernando destaca importância do Outubro Rosa  

Na tarde desta segunda-feira (10), o vereador Almir Fernando (PCdoB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para destacar a importância da campanha Outubro Rosa de prevenção e combate ao câncer de mama. Durante todo o mês, diversas entidades desenvolvem ações de conscientização, especialmente, das mulheres sobre a prevenção e os cuidados necessários caso a doença seja diagnosticada. 

Outubro rosa 2014 - Reprodução

Em seu discurso, Almir Fernando lembrou que a Prefeitura do Recife disponibiliza o "ônibus rosa", que circula pelos bairros da cidade, atendendo às mulheres com a realização de exames e o direcionamento para hospital em casos de diagnóstico positivo. Todo o procedimento é gratuito. A criação do serviço pela PCR é fruto de projeto de lei de autoria do parlamentar comunista apresentado em 2013.

“Saúdo todas as mulheres do Brasil e espero que essa campanha consiga bons resultados, já que a PCR tem feito um bom trabalho. O ônibus rosa tem trabalhado bem no combate ao câncer de mama", ressaltou o vereador, adiantando que o atendimento móvel não serve apenas para tratar do câncer de mama, mas também para cuidar da saúde da mulher de forma global. Ele parabenizou também a Casa de José Mariano por apoiar a campanha com a colocação de faixas cor de rosa na fachada principal do prédio.

Carijós

Os 120 anos de festa e tradição da Tribo Carijós do Recife foram celebrados sexta-feira (7), na Câmara Municipal. Por iniciativa do vereador Almir Fernando, a Casa realizou reunião solene para homenagear a agremiação carnavalesca e destacar a importância cultural dos caboclinhos. Representantes do setor de cultura e integrantes da agremiação, esses devidamente caracterizados, participaram do evento.

Ao discursar na tribuna da Casa, Almir Fernando fez questão de citar as conquistas da agremiação. “A Tribo Carijós é a maior detentora de títulos carnavalescos do Recife. Dentre os mais importantes, destacam-se o de hexacampeã, de 1970 a 1975; o de tricampeã, de 1980 a 1982; e o de novamente hexacampeã, de 1987 a 1992. Atualmente é campeã do Grupo 1.”

Almir Fernando é autor do requerimento aprovado pela Casa que propõe à PCR que a Tribo Carijós do Recife seja homenageada no carnaval de 2017. “Vou cobrar pessoalmente. É uma homenagem justa”, disse o parlamentar, que falou ainda sobre a relevância dos caboclinhos como expressão cultural.

“É um trabalho que vai além do incentivo ao carnaval e à cultura e se configura como uma importante ferramenta de ação social. Manifestação popular, originária da mescla indígena, os caboclinhos expressam um forte sentimento nativista. São homens, mulheres e crianças que apresentam vigorosas coreografias em ritmo marcado pelo estalido das preacas (espécie de chicote)”, afirmou.

Audicéa Rodrigues, com informações da Câmara Municipal do Recife.
Do Recife