Guadalupe Carniel: Clássico (do) Pacífico

Nessa semana tivemos um dos maiores clássicos da América: Chile e Peru, o clássico do Pacífico, que só tem algo de paz no nome, já que o confronto é histórico. Como se não bastasse isso, um torcedor de "la roja" queimou uma camisa do Peru no Estádio Nacional.

Por Guadalupe Carniel*

Camisa usada pela Seleção do Peru em 1939, com o escudo antigo tricolor

Para completar tudo, os hinchas peruanos estão com ódio da própria camisa, mais especificamente do escudo, que virou alvo de ódio. A Umbro é uma das empresas de material esportivo mais respeitadas do mundo, sempre respeitando a história dos clubes/ seleções quando desenvolve suas camisetas. E desde a Copa América do ano passado, a seleção peruana carrega o primeiro emblema da Federação Peruana de Futebol, na parte de cima das costas, em homenagem ao título da Copa América de 1939. A ideia poderia ser ótima e é.

Mas não é o que a torcida e pior, os jogadores pensaram. O problema é que as cores são azul, vermelho e branco. Tais como as do Chile que é o maior rival.

Um grupo formado por Paolo Guerrero, Aldo Corzo, Alberto Rodríguez, Miguel Trauco, Christian Cueva, Christian Ramos e Edison Flores pintaram de preto o tal do escudo para jogar a peleja. Até a imprensa chilena questionou “¿Contra Chile?”.


Camisa do Peru utilizada no clássico do Pacífico com o escudo de 1939 nas costas,
pintado de preto por alguns jogadores por desconhecimento

Mas a coisa não parou por aí: a Umbro teve que vir a público se explicar através das redes sociais. E tanto torcedores quanto alguns jogadores exigem que a marca retire o escudo da camisa.

O que espanta é a falta de conhecimento, principalmente de jogadores. Eu sei que jogadores que entendem do que acontece dentro e fora das canchas como Sócrates quase não existem, ainda mais nesses tempos.

Mas não conhecer a própria história… Ok, em tempos que jogadores trocam de clubes, como quem troca de…camisas, é tido como normal não conhecer a fundo o clube, seu escudo, como se originou, cores, dados históricos. Porém, quando isso acontece com a própria seleção, a entidade máxima que representa seu país frente ao mundo (ao menos no futebol) é absurdo.

Teve que vir uma marca britânica para patrocinar o plantel para os hinchas conhecerem suas origens? Chega a ser lastimoso que isso aconteça. Ao menos esperamos que com isso agora tanto a torcida (quanto os jogadores) passem a conhecer um pouco mais do passado peruano.