PCdoB de Goiânia divulga nota sobre o segundo turno em Goiânia

A direção do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), da capital de Goiás, Goiânia, divulgou nota sobre o posicionamento da legenda no segundo turno das eleições municipais que será definida no próximo dia 30 de outubro. Na reunião realizada na última quinta-feira (13) ficou decidido que o Partido não defende o voto nulo, mas que também não declarará apoio a nenhuma das duas candidaturas postas. Segue abaixo a íntegra da decisão:

Reunião do CM Goiania

O PCdoB, em reunião realizada no dia 13.10.2016, para definição de sua posição para o Segundo Turno, decidiu pela sua independência, não declarando apoio a nenhuma das duas candidaturas.O nosso apoio e compromisso é com o povo de Goiânia.

Os candidatos a prefeito que chegaram ao segundo turno representam ambos, um projeto conservador. As forças a que pertencem, na sua radiografia política mais geral, são mais ou menos parecidas e pertencem ao centro. Diferentemente de outras capitais, nenhum dos candidatos é de esquerda e nenhum é líder da direita, embora ambos estejam articulados e em alianças igualmente conservadoras. Iris Rezende do PMDB e Major Araújo do PRP, demonstraram favoritismo e fecharam o primeiro turno com 40,47% dos votos válidos (277.074 votos). Vanderlan Cardoso do PSB e Tiago Albernaz do PSDB, num surpreendente crescimento, obtiveram expressivos 31,84% dos votos válidos (217.981 votos). Porém, há um fato que não pode ser desconsiderado, em nossa capital quase 35% do eleitorado (272.504 eleitores/as) não compareceu às urnas ou não escolheu alguém em quem votar.

Não defendemos o voto nulo. Tal atitude não interfere e nem modifica um fato que é concreto: após o dia 30 de outubro, Goiânia terá um novo Prefeito, que será Iris, ou Vanderlan. É essencial que a população decida conscientemente qual a melhor alternativa.

Seja qual for o candidato eleito, respeitaremos o resultado das urnas, e tanto na Câmara Municipal, quanto no seio dos Movimentos Sociais, seja nas ruas ou nas redes, seguiremos atuando na defesa do povo e da cidade de Goiânia.

O Partido manterá orientação de independência apoiando as decisões e políticas favoráveis ao desenvolvimento econômico e social do nosso município, assim como procurando construir canais de interlocução com os Movimentos Sociais, junto à nova Administração. Mas cumprindo também com seu papel fiscalizador.

Goiânia/GO, 14 de outubro de 2016.

Nivaldo Santos
Presidente do Comitê Municipal de Goiânia do PCdoB