PCdoB apoia Zé Raimundo no 2º turno em Vitória da Conquista

Com mais de 340 mil habitantes, Vitória da Conquista é a terceira maior cidade do estado. Sob a liderança do deputado Fabrício Falcão (PCdoB), que disputou a Prefeitura no 1º turno, comunistas defendem uma gestão mais moderna e eficiente.

PCdoB Vitória da Conquista - Foto: Thaminy Brito

Depois de protagonizar sua primeira campanha majoritária em voo solo na capital do sudoeste baiano, com a candidatura a prefeito do deputado Fabrício Falcão (PCdoB), e figurar na quarta colocação no 1º turno, com 7,01% dos votos válidos, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) continua em cena em Vitória da Conquista. O município, terceira maior população do estado, é a única cidade da Bahia a ter 2º turno: estão na disputa o candidato do PT, o deputado estadual Zé Raimundo, e o do PMDB, o radialista Herzem Gusmão. Após discussões entre as direções dos dois partidos e o PT aceitar assimilar as propostas de governo da candidatura de Fabrício, o PCdoB anunciou na última quinta, 13, apoio à Zé Raimundo (PT) e à sua vice, Sidélia Porto (PSD).

Para a direção do PCdoB, a decisão representa a defesa das conquistas sociais e a valorização da boa política praticada com ética e compromisso com a verdade e o desenvolvimento do município. A nova aliança sinaliza a possibilidade de restabelecimento da Frente Conquista Popular na cidade, arduamente construída nos últimos 20 anos em consórcio com forças partidárias diversas e amplos segmentos da sociedade. A Frente, da qual o PCdoB foi um dos protagonistas, foi base de sustentação das gestões encabeçadas pelo PT, desde 1997 até recentemente.

Em nota, a Direção Municipal ponderou que é necessário reoxigenar as práticas de governo, imprimindo maior agilidade no atendimento às necessidades da população e dos empreendedores que apostam no dinamismo econômico de Conquista, e que Zé Raimundo reúne as condições para fazer as mudanças necessárias. O partido considera “um retrocesso e uma temeridade ver a nossa cidade correr o risco de cair em mãos de grupos notadamente conservadores e alinhados com a lógica golpista do Governo Temer. As forças, que tem como núcleo o PMDB, PTB, DEM e PSDB, vêm de realizarem uma proeza que envergonha qualquer nação moderna, um golpe de morte na democracia brasileira ao destituir uma presidente democraticamente eleita, e dão curso a uma política golpista de cunho claramente neoliberal ao atentarem contra os mínimos direitos sociais dos brasileiros, causando profundos prejuízos à vida dos trabalhadores e do povo. A rigor, estas forças estavam unidas quando Conquista, há vinte anos passados, ficou entregue ao abandono e ao descaso”.

Fabrício Falcão concorreu à prefeitura defendendo a construção de um novo futuro pautado em mais eficiência na gestão municipal. “No segundo turno nossa escolha é o campo progressista que resume as melhores propostas pra Conquista. Somos um partido que tem lado na política e acreditamos que as ações e avanços não podem retroceder, e o candidato do PMDB representa esse retrocesso”, afirmou Fabrício.