UFABC poderá ser punida por ajudar estudante que ficou cega em ato

Um ato de solidadariedade está sendo encarado por alguns estudantes da Universidade Federal do ABC paulista (UFABC) como mau uso de recursos. Durante os protestos contra o impeachment de Dilma Rousseff, Deborah Fabri, de 19 anos, estudante da instituição, foi atingida por estilhaços de uma bomba e perdeu a visão do olho esquerdo. 

Deborah - Fotos: Jornalistas Livres

Após o ocorrido, a Reitoria da UFABC decidiu amenizar o sofrimento da jovem, disponibilizando um veículo para transportar um membro de sua família, residente em outro estado, da estação rodoviária da capital paulista ao encontro da estudante e ofertou um tratamento psicológico para acompanhar o processo traumático a qual Deborah foi submetida.

Clima de intolerância

Após ataques raivosos nas redes sociais em relação a postura da reitoria em prestar solidariedade à Deborah, um estudante da UFABC entrou com representação no Ministério Público contra a universidade, alegando que a reitoria estava fazendo mau uso dos recursos públicos.

Contra tal atitude intolerante e a postura equivocada por parte do Ministério Púiblico em acatar tal "denúncia", estudantes, professores e funcionários da UFABC resolveram se unir, lançando um abaixo assinado, rechaçando a postura do estudante que entrou com a representação.

Ajuda humanitária

"Nos orgulhamos de a Universidade ter sido solidária com a dor de um de seus integrantes, prestando a ajuda humanitária que era requerida no momento. Consideramos que esse tipo de apoio deve ser uma diretriz de ação da UFABC frente à sua comunidade em situações de fragilidade de seus membros, respeitando suas possibilidades institucionais e a racionalidade de seus recursos. A UFABC é – e continuará a ser – livre, solidária, inclusiva e democrática!" diz um trecho do abaixo assinado.

Clique aqui e participe do abaixo assinado.