Na sanha de privatizar, Temer diz que Petrobras está “ajustada”

Durante a abertura da Rio Oil & Gas, nesta segunda-feira (24), Michel Temer (PMDB) disse em discurso que a recente alta no valor das ações da empresa e a melhora na avaliação de risco promovida pela agência Moody’s é resultado da nomeação de Pedro Parente para dirigir a estatal. A euforia de Temer e do mercado com Parente é porque ele, que é tucano, já avisou que o objetivo é privatizar.

Michel-Temer-cerimonia-aberura-Rio-Oil-e-Gas-2016 - Beto Barata/PR

Segundo Temer, “a Petrobras era o símbolo de algo que estava inteiramente desajustado e hoje passa a ser uma das empresas mais ajustadas do país”, tudo graças a Parente.

Para ele, a valorização de 137%, para R$ 240 bilhões, mostra a “recuperação da Petrobras” e “dará novo ímpeto aos investimentos ao setor”.

Pedro Parente, por sua vez, disse antes que a melhora na avaliação de risco da Petrobras é um sinal verde para privatizar ainda mais. Em entrevista ao Estadão, Parente comemorou a escalada positiva, mas diz que “a parte mais difícil vem agora”.

“Executar um plano que inclui redução de custos e de investimento, sem reduzir metas e com ganho de produtividade, além de um programa de desinvestimento relevante, requer muita disciplina”, declarou.

Ainda sobre o discurso de Temer, ele destacou que um passo importante para efetivar o seu plano de entrega do petróleo nacional, foi a aprovação das medidas no Congresso, como a que livra a Petrobras da obrigatoriedade dos investimentos no pré-sal.

“Estamos tendo sucesso extraordinário no apoio do Congresso”, disse ele, fazendo questão de ressaltar a parceria com a iniciativa privada nesse setor. Para tentar camuflar seu entreguismo, Temer afirma que tal medida vai ajudar a gerar emprego.

“Nossos projetos visam gerar empregos. Muito do desemprego vem da área petrolífera”, destacou Temer. Durante o governo de Fernando Henrique – que teve como ministro da Casa Civil o mesmo Pedro Parente – as privatizações não geraram emprego, pelo contrário.

Temer também aproveitou para avisar que as agências reguladoras não representarão empecilhos para as empresas do setor, pois, para ele, “as agências reguladoras têm que ser instituições de Estado e não de um governo”.