Governo da Colômbia começa nova fase de diálogos em busca da paz

O governo da Colômbia começa nesta quinta-feira (27) uma nova etapa em busca do fim do conflito no país. Depois de encerrar os Diálogos de Paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), agora é a vez de negociar com o ELN (Exército de Libertação Nacional).

Governo da Colômbia e ELN - Referencial

O ELN e o governo já mantém um nível de negociações há algum tempo, porém, esta nova etapa marca a fase pública do diálogo. Por questões de segurança, estas reuniões entre as duas partes não são realizadas na Colômbia. No caso das Farc, foram todas aconteceram em Havana, Cuba. Agora, com o ELN, os encontros também vão acontecer em “território neutro”, neste caso, o país sede será o Equador.

Nesta quarta-feira (26) o ELN divulgou por meio de uma conta oficial no Twitter, que os porta-vozes da guerrilha já estão em Quito para dar início ao processo.

O acordo com as Farc levou mais de 5 anos para ser elaborado. Quando este com o ELN chegar ao fim, será possível encerrar o último conflito ainda existente na América Latina.

O ministro do Interior da Colômbia, Juan Fernando Cristo, ressaltou, porém, que para começar negociações, a guerrilha não deve ter nenhum refém. A afirmação foi feita porque o ELN mantém o político Odin Sánchez detido.