Carina Vitral: Adiamento do Enem é precipitado e causará transtornos

A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, comentou a respeito da ação do Ministério da Educação (MEC) em adiar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os 8,6 milhões de estudantes que irão prestar o exame nas escolas ocupadas, passando a ser nos dias 3 e 4 de dezembro. A jovem considera o adiamento precipitado e diz que a medida causará transtornos.

Carina Vitral estreia também como colunista do Conversa Afiada

Confira a íntegra da postagem da presidenta da UNE em sua página do Facebook: 

O movimento de ocupações de escolas e universidades já é vitorioso pela dimensão da sua mobilização – já são mais de 1200 escolas e institutos federais ocupados, além de 139 universidades em todo o país.

O ato do Ministério da Educação de adiamento do Enem é precipitado e causará transtornos a mais de 190 mil estudantes em 304 locais de prova. O diálogo poderia ter garantido a realização do Enem em todo o Brasil, mas esse não foi o caminho escolhido pelo MEC, que desde o principio ameaçou os estudantes através do cancelamento do Enem e da responsabilização das entidades e ocupantes.

Vivemos nas eleições municipais no último final de semana a realização da votação em coexistência com as escolas ocupadas, propiciado pelo dialogo entre a Justiça Eleitoral e os ocupantes. Hoje mesmo aconteceu uma reunião entre o Inep, a Secretaria de Educação de Minas Gerais e os estudantes que chegaram a conclusão que é possível garantir o Enem no estado. Seguiremos nos empenhando nesse dialogo torcendo que a decisão precipitada do MEC possa ser revertida.

O Enem é uma conquista do movimento estudantil que lutou em toda a sua história pela democratização da universidade. Por esse motivo, nunca seria o movimento estudantil a impedir a realização das provas, porque sabemos que isso significa a oportunidade de milhares de nós – estudantes de escolas públicas – a ingressarem na universidade. É bom lembrar, vários estudantes ocupantes farão a prova do Enem!

Adiar o Enem mais parece uma tentativa de voltar a opinião pública contra as ocupações e não vamos aceitar essa chantagem.

De uma vez por todas reivindicamos a retirada imediata da MP746 de reforma do Ensino Médio e a retomada da discussão do PL 6840/2013 sobre a Reformulação do Ensino Médio, em sua Comissão Especial no Congresso; combinado com um calendário de audiências públicas para discutir e debater a Reformulação do Ensino Médio com a sociedade civil, intelectuais, entidades educacionais.

E claro, não aprovação da PEC 55 (antiga PEC 241)!