Novo acordo de paz da Colômbia pode ficar pronto em novembro

Novembro foi o mês escolhido pelo governo da Colômbia e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo) para apresentar o novo acordo de paz com as alterações sugeridas pela oposição liderada por Álvaro Uribe depois do plebiscito realizado no dia 2 de outubro.

Juan Manuel Santos e Timoleón Jiménez assinam acordo de paz - Efe

O primeiro acordo de paz levou mais de cinco anos para ser finalizado. Porém, a oposição de extrema-direita liderada pelo ex-presidente Álvaro Uribe fez uma forte campanha contrária ao documento que precisou ser rediscutido em Havana. As mesas de negociações agora têm um espaço reservado aos representantes contrários à primeira versão.

Logo que as partes voltaram à mesa de diálogo, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou que o novo texto deveria ser apresentado aos colombianos antes do Natal.

As reuniões entre as Farc e o Governo acontecem de forma permanente a fim de analisar o mais rápido possível as mais de 500 propostas apresentadas pelos setores da oposição que foram estruturadas em 57 eixos temáticos.

Entre as mudanças apresentadas pelos aliados de Uribe estão fixar um limite de tempo de funcionamento da Jurisdição Especial para a Paz. Eles pedem também para ficar claro se os guerrilheiros terão direito a livre circulação nas áreas destinadas ao processo de desarmamento.

Ao chegar a um consenso sobre estes pontos, as partes envolvidas no conflito armado esperam que o novo acordo supere receba apoio da população que durante o plebiscito foi contrária ao acordo.