Sexta começa com atos e paralisações contra Reformas e PEC 55

A centrais sindicais unificadas, em conjunto com entidades dos movimentos sociais, realizam desde a madrugada desta sexta-feira (25) centenas atos e paralisações, em diversas regões do país, para dizer não ao pacote do governo Temer que retira direitos trabalhistas e sociais, representados através da Reforma Trabalhista, da Previdência e a Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) 241- 55.

Sexta começa com atos e paralisações contra Reforma Trabalhista e PEC - Jornalistas Livres

Sindicalistas denunciam que, caso seja aprovada, a Reforma Trabalhista e da Previdência afetarão em cheio a classe trabalhadora, que irá ser penalizada com uma aponsentadoria tardia e o fim dos direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. Já a PEC 241, que tramita agora no Senado como 55, do teto de gastos, determina que nenhum investimento nas áreas sociais poderá ser superior ao reajuste inflacionário do ano interior. Dessa forma, aplicação em áreas estratégicas como a saúde e educação serão duramente afetadas. 

Confira as manifestações que ocorrem no país: 


Em São Paulo, as centrais sindicais unificadas reuniram-se em frente ao INSS, na Avenida Paulista, na manhã desta sexta-feira (25), contra a Reforma da Previdência e Trabalhista.

Em Belo Horizonte, manifestantes somam-se a sindicalistas contra a PEC 241- 55 e a retirada de direitos trabalhistas. 

Na sequência,  movimentos feministas de BH, secundaristas, sindicalistas e movimentos sociais unificaram para participar do ato "Ni Una Menos" pelo centro de Belo Horizonte.

 

Em Minas Gerais, sindicatos de São João Del Rei e Santa Cruz de Minas, junto aos estudantes universitários, bloquearam na manhã de hoje a BR 265. (Informação e foto: Mídia Ninja) 



Minas Gerais 

BR-265, na altura do km 264 em São João del-Rei parada! Ato unificado de estudantes e trabalhadores do metal.




Salvador

Manifestantes que estavam reunidos na entrada da reitoria da Universidade Federal da Bahia, iniciam neste momento caminhada contra a PEC 55 e a agenda regressiva do governo Temer.

A caminhada que se dirigirá a região do Comércio faz parte do dia nacional de paralisações e luta convocado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Em Salvador também está programado para às 15h protesto em frente a construção do edifício La Vue.

O empreendimento foi o foco das denúncias do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, contra o ministro Geddel Vieira Lima e do próprio Michel Temer conforme seu depoimento dado ontem à Polícia Federal. (Informações e foto: Jornalistas Livres)



Pernambuco

Um grupo ligado ao sindicato da polícia e junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), fizeram um protesto com bloqueio na Av. Cruz Cabuga com a Av. Norte principal corredor de ônibus de Recife, Pernambuco. (Informações e foto: Jornalistas Livres)



As paralisações começaram cedo em Curitiba (PR). A rede pública de transporte não operou nas primeiras horas do dia. Neste momento ocorre mobilização das centrais sindicais na praça Santos Andrade, na região Central da cidade. (Informação e foto: Mídia Ninja)

Em Pernambuco, houve paralisação de alguns serviços públicos e ocupação de prédios públicos. Neste momento, manifestantes fecham cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com Rua Odorico Mendes no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

 

Bonecos pendurados na Rodoviária de Brasília representando a saúde e educação, que morrerão enforcadas pela PEC 55. (Informação e foto: Jornalistas Livres)