Parlamentares do PCdoB lamentam a tragédia com o time da Chapecoense

Os parlamentares manifestaram solidariedade aos familiares, amigos e torcedores da Chapecoense, time de Santa Catarina vítima de um acidente aéreo quando se dirigia a Colômbia, para disputar a primeira partida das finais da Copa Sulamericana. Os deputados Chico Lopes, Orlando Silva e Jandira Feghali , assim como a senadora Vanessa Grazziontin, lamentaram o acidente e a deputada Angela Albino, de Santa Catarina, deverá pedir a suspensão da sessão da Câmara dos Deputados.
 

Chapecoense luto

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) manifestou nesta terça-feira (29), solidariedade com os familiares, amigos, torcedores e com todo o povo brasileiro, pelo trágico acidente com o voo que levava o time da Chapecoense, de Santa Catarina, para disputar, de forma inédita, uma final de uma competição sulamericana, que era motivo de orgulho para todos que acompanham o futebol e vibravam com essa conquista sem precedentes.

"É uma tragédia que choca, comove e entristece todo o mundo, especialmente todo o povo brasileiro", afirma Chico Lopes, que venceu o medo de avião para cumprir a missão que lhe foi confiada pelo povo cearense, como deputado federal, em Brasília.

"É uma grande ironia da história. Um time de uma cidade com apenas 210 mil habitantes faz um trabalho tão bonito, vence tantas equipes grandes, chega a uma final continental inédita e passa por uma tragédia como essa", afirma Chico Lopes, manifestando solidariedade aos parentes e amigos dos jogadores, jornalistas, dirigentes, tripulantes, entre outros cidadãos brasileiros e bolivianos vitimados pelo acidente.

A deputada do PCdoB de Santa Catarina, Angela Albino disse estar consternada com a tragédia e se solidarizou com seus conterrâneos. "Minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes e muita força à cidade de Chapecó", postou nesta manhã em seu perfil no Facebook.

Deputado Orlando Silva lamentou a queda do avião da equipe da Chapecoense: "Uma tragédia para o futebol brasileiro a queda do avião que levava a equipe da Chapecoense para a Colômbia, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana. Força aos familiares dos jogadores, equipe técnica, equipe médica, jornalistas e convidados. #ForçaChape".

A senadora Vanessa Grazziotin, eleita pelo estado do Amazonas, mas que nasceu em Santa Catarina, manifestou-se através de sua página no Facebook. "Muita tristeza ao tomar conhecimento do acidente com o avião da Chapecoense. Força e solidariedade às famílias e amigos", afirmou a parlamentar.

Às 7 horas da manhã, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder da oposição na Câmara, externou sua preocupação com o acidente e sua solidariedade com os familiares e amigos.

A tragédia

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29). Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes. O avião da empresa LaMia, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.

Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. Mas a mídia local informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.

O time da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite de segunda (28), para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta-feira (30). Inicialmente, a delegação embarcou em um voo comercial de São Paulo até a Bolívia. Lá, o grupo pegou um voo da LaMia.

A LaMia (Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación) é uma companhia de aviação que foi inicialmente constituída na Venezuela no ano de 2009 e depois mudou sua sede para a Bolívia (Santa Cruz de la Sierra). A empresa vem sendo desenvolvida para voos não regulares (charter), com o objetivo de permitir o desenvolvimento de atividades no país e no exterior, com aeronaves de grande porte – de passageiros e de carga.