Sejus: Unidades prisionais recebem aulões preparatórios para o Enem

Em uma ação conjunta da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e Secretaria da Educação (Seduc), internos de unidades prisionais e cadeias públicas do Estado têm a oportunidade de encontrar nos estudos uma ferramenta eficaz para a mudança de vida.

Sejus: Unidades prisionais recebem aulões preparatórios para o Enem

Para complementar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) às pessoas privadas de liberdade, na manhã desta quinta-feira (08), na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva Casa (CPPL IV), será realizada aula especial com os professores Evaldo Lima e Arthur Bruno. O objetivo das aulas preparatórias é treinar os inscritos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos e Redação.

Além dos professores lotados na Escola de Ensino Fundamental e Médio Leo Arlindo Lorscheider, professores voluntários e convidados participam dos aulões. A prova do Enem PPL será realizada para os internos nos dias 13 e 14 de dezembro.

Além da UP Irmã Imelda, o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, a Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV) e a Cadeia Pública de Maracanaú receberão os aulões preparatórios.

O assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, destaca o crescimento da adesão ao Enem pelos internos no ano de 2016: “É importante ressaltar o aumento do alcance, que foi de 58 unidades em 2015 para 62 em 2016, e os inscritos que, este ano, somaram 1.382”. No ano passado, a Sejus alcançou um recorde de aprovados na seleção. Foram 11 selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros 18 conquistaram bolsas de gratuidade no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Vale salientar que, além de ampliar o conhecimento e ter a possibilidade de abrir novos rumos, quem estuda enquanto cumpre a pena pode reduzir o tempo de detenção. A cada 12 horas de aulas, um dia é reduzido na condenação.