Bancários protestam na Bahia contra reestruturação de Temer para o BB

No bairro do IAPI, em Salvador, a única agência do Banco do Brasil deve fechar com a implementação do projeto de reestruturação da instituição planejado por Michel Temer. O Sindicato dos Bancários da Bahia esteve à frente de manifestação realizada nesta quarta-feira (14) contra o fechamento da agência. O ato contou com o apoio dos moradores da região.  

protesto contra fechamento do BB em Salvador - Sindicato dos Bancários da Bahia

O clima era de indignação total. A população local é terminantemente contra as mudanças na agência que está entre cerca de 10 unidades previstas para serem fechadas pelo governo de Temer.

Os prejuízos para a população e funcionários são incalculáveis. No IAPI, há apenas uma unidade do BB, responsável pelo atendimento de clientes dos bairros da Cidade Nova, Caixa D´água, Santa Mônica, Pau Miúdo e Pero Vaz. Em dia de pico, mais de 600 pessoas passam pelo local. 
 
Com o fechamento, o cidadão terá de pagar uma condução até a Liberdade ou Comércio para fazer uma operação. "Para o comércio o impacto será enorme. Só existe essa agência para atender a população do IAPI", desabafou a comerciante Rosângela Santos Fonseca, durante manifestação, realizada nesta quarta-feira (14), pelo Sindicato dos Bancários da Bahia. 
 
Mesma opinião tem o mestre de obras, Luis Cláudio Barreto da Silva. "Nós que moramos aqui vamos ter de nos deslocar para outros bairros. É uma falta de respeito". Ele destaca que a agência só agregou benefícios aos moradores.
 
O presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, chamou atenção para as intenções do governo Temer, com a redução do quadro de pessoal, decorrente do plano de aposentadoria e da falta de reposição de funcionários, e o fechamento das unidades. A intenção é sucatear a empresa para facilitar a privatização, assim como fez Fernando Henrique Cardoso na década de 90.  
 
Comovidos com a situação, funcionários, população e diretores do Sindicato deram um grande abraço na unidade. Também assinaram o abaixo-assinado contra o desmonte do Banco do Brasil.
.