Exército sírio termina operação para libertar Alepo oriental

A operação do exército sírio para libertar a parte oriental da cidade de Alepo está terminada. As tropas governamentais estão eliminando focos isolados de resistência dos radicais, informa o Centro russo para a Reconciliação na Síria.

Soldados sírios na parte oriental de Alepo - Sputnik

"A operação de libertação da parte de Alepo controlada por terroristas terminou. As tropas governamentais estão eliminando focos isolados de resistência dos radicais", se diz no comunicado.

Os confrontos entre as forças sírias e militantes em Alepo, a maior cidade síria, foram iniciados em 2012. Durante o segundo ano da guerra civil na Síria, os grupos radicais conseguiram tomar bairros de Alepo oriental. A parte ocidental da cidade se tornou baluarte do exército sírio.

Um ponto de virada nesse confronto aconteceu em outono de 2016, quando as forças do governo sírio, apoiadas pela Força Aeroespacial russa, realizaram uma ofensiva de larga escala contra os quarteirões tomados por rebeldes.

A libertação de Alepo, considerado um ponto estratégico para transporte, permitirá assumir controle da região centro-oeste da Síria e iniciar ofensiva contra os grupos armados na província de Idlib e em outras direções.