Entrada franca: Teatro Carlos Câmara apresenta espetáculos em janeiro

O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), abre 2017 ofertando ao público em todas as quartas-feiras do mês um Cine Clube que leva como tema “A Chegada dos Trabalhadores no Cinema”, sob a curadoria de Samuel Brasileiro, três espetáculos que marcam a mais nova história do Teatro Cearense.

Entrada franca: Teatro Carlos Câmara apresenta espetáculos em janeiro

Apresentados pelos Grupos Bagaceira e Nóis de Teatro, além do Teatro Infantil, às quintas, sextas-feiras e aos domingos, uma seleção especial de músicos representados em janeiro pelo Duo Porto Almeida, Felipe Cazaux, Banda Marieta, o Quinteto Agreste e pelo Coral do IFCE, e ainda a Feirinha de Artes, artesanato, música e gastronomia, realizada no sábado, dia 28/1, a partir das 16h. 

Marcando a mais nova história do teatro cearense

“Meire Love” do Grupo Bagaceira, convoca às quintas-feiras, dias 5, 12, 19, 26/1, a experiência urgente de estar no teatro, porque não há sinopse que dê conta das histórias das nossas meninas vividas pelos atores do grupo, como um sopro de vida: é preciso estar para ver. O segundo espetáculo teatral do mês é “Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro” que segura a programação de rua, às sextas-feiras, dias 6,13,20,27/1, com a densidade crítica e festiva que o Grupo Nóis de Teatro sabe tão bem fazer.

A criançada também ganha seus domingos culturais de volta, a partir do dia 8/1, sempre pela manhã, às 10h, com os espetáculos teatrais infantis que têm como destaque do mês um jogo de armar e de amar criado pelos gigantes encarnados em Andreia Pires e Gyl Giffony. As apresentações são gratuitas e podem ser conferidas na página do facebook do Teatro Carlos Câmara.

Música de ontem, hoje e sempre

As músicas marcam presença na programação das sextas-feiras. É preciso estar também para escutar a seleção musical escolhida para janeiro: Duo Porto Almeida será apresentado dia 6/1, às 18h30, gratuitamente, proporcionando o encontro do flautista Heriberto Porto e do pianista, compositor Thiago Almeida, como aconteceu em 2008 quando o jovem pianista ingressou na Marimbanda, o célebre quarteto cearense. Desde 2013 o duo vem se apresentando em festivais e salas de concertos do Ceará. Neste show eles vão passear pela bossa nova de Luiz Eça, o maracatu de Egberto Gismonti, o choro de Hermeto Pascoal até baladas modulantes do belga Charles Loos, além de composições do pianista Thiago Almeida.

Na sequência das apresentações musicais, às sextas-feiras, quem sobe ao palco do TCC no dia 13/1, é aBanda Marieta, com o Show Tropeço no Meio do Fio. Afim de retratar o cenário tropical cearense em notas e acordes, a banda busca mostrar o outro lado da tropicalidade cearense, o júbilo noturno das areias da terra da luz. Então, apropria-se do eletrônico para demonstrar o sintético; utiliza do neo soul para externar os traços noturnos; faz uso do surf music e do reggae para manifestar o tropical e agrega as marcações envolventes do hip hop e do pop para atribuir a malemolência corporal.

Dia 20/1, é a vez de o cantor, guitarrista e compositor Felipe Cazaux apresentar o show Never Go Down, às 18h30. Um dos mais respeitados e reconhecidos em todo o Nordeste como um dos melhores do Blues e Rock Cearense, renomado em todo país, Felipe tocou com todos os grandes músicos do Blues Nacional, sendo considerada uma das melhores vozes no estilo dentro do Brasil, além de ser uma referência no Estado como excelente guitarrista.

Encerrando as apresentações das sextas-feiras, sobe ao palco principal do Carlos Câmara o Quinteto Agreste, dia 27/1, com o Show Patativando, resultado do mais novo trabalho do grupo. Após diversos anos da influência de Patativa do Assaré, o Quinteto Agreste se vê no direito e no dever de fazer uma homenagem a este grande poeta. O Show conta com músicas e poemas de Patativa e também com músicas inéditas do Quinteto.

Sábado também tem música

O Coral do IFCE comemora seu aniversário de 60 anos brindando o público, nos sábados dias 21 e 28/1, às 18h, com o espetáculo Alucinação. Na apresentação cênico musical, a plateia poderá conferir em arranjos feitos especialmente para o grupo, algumas das emblemáticas canções de Belchior, como: Apenas um Rapaz Latino Americano; Como nossos Pais; Mucuripe; dentre outras. O coral tem à frente da direção musical e artística os regentes Marcelo Leite e Marcos Paulo Leão.

A programação completa do Teatro Carlos Câmara pode ser conferida no site: www.secult.ce.gov.br