Sindsaúde cobra do governador retomada das negociações com categoria

Comissão de dirigentes do Sindsaúde foi na manhã desta quinta-feira, 05/01, ao Palácio da Abolição para cobrar o retorno das negociações sobre o adicional de insalubridade dos ACS vinculados ao Estado. O governador Camilo Santana foi surpreendido pela comissão quando chegava ao Palácio do governo.

Sindsaúde cobra do governador retomada das negociações com agentes de saúde

Ele assegurou que vai receber a categoria pra tratar do assunto no início do mês de fevereiro. Ele disse ainda que está avaliando o aumento salarial dos servidores, que deve ser feito de forma diferenciada.

Integraram a comissão representantes dos ACS de Baturité, Pacatuba, Caucaia, Itaitinga, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Crateús e Capistrano.

Adicional de insalubridade não é favor, é um direito

Os agentes de saúde trabalham em condições adversas, de sol a sol, em ambientes insalubres, muitas vezes sem saneamento sequer, em áreas de risco, levando a atenção básica da saúde às comunidade mais carentes. A situação a que estão submetidos já foi comprovada através de laudos periciais, que apontam inclusive o risco de infecção através do contato com portadores de doenças infectocontagiosas.

Para a presidente do Sindsaúde, a categoria está forte e unida e deve se manter mobilizada para acompanhar os próximos passos da luta. “Vamos aguardar essa negociação mas mantendo a mobilização da categoria"- afirmou. "Os ACS estão dispostos e já avisaram: Se o adicional não sair, vai ter greve” – finalizou.