Lu Castro: Futebol feminino baiano: Presente!

A Bahia é um grande celeiro de craques do futebol feminino, entre elas, a maior de todas: Formiga. Pouca gente sabe, mas uma das equipes femininas com mais participação na Copa do Brasil, também é baiana: São Francisco do Conde.

Futebol Feminino Bahia

Após o anúncio da ampliação do Brasileiro Feminino este ano e a incorporação da Copa ao formato, os campeões estaduais, que antes se qualificavam para a Copa, este ano dependem do ranking criado pela CBF para participar do Brasileiro Feminino.

Faço este pequeno resumo porque é conveniente sublinhar que, se a Copa do Brasil seguisse com sua realização e com o critério “campeão estadual para federações que possuem uma vaga na competição”, o Vitória, que levantou a taça de Campeão Baiano, teria participação automaticamente garantida. Mas, as coisas mudaram…

Em texto escrito para a coluna Arquibancada do dia 16 de novembro, apontei a curiosa fórmula adotada pela CBF de destinar vagas aos seis primeiros clubes da classificação do Brasileiro Masculino, na Série A1 do Brasileiro Feminino. Circulam boatos de que os clubes têm declinado da participação no campeonato feminino, o que facilitou a entrada do Vitória na Série A1 da competição, já que ocupa a 28ª posição no ranking de clubes de futebol feminino e ficou em 16º lugar no Brasileiro de 2016.

Dos clubes que aceitaram participar do Brasileiro Feminino, temos o Santos, Ponte Preta e Sport. Restam duas vagas, que provavelmente serão ocupadas por Santa Cruz e do América de Minas. (com informações do jornalista Rafael Alves).

Troféu Solange Santos Bastos

A baiana e ex zagueira da seleção Solange Bastos, foi, de maneira inédita, homenageada com o nome do troféu para a equipe campeã do Baiano Feminino de 2016

No mínimo o reconhecimento pela luta e dedicação das mulheres dentro de campo e que poderia ser utilizado em todos os estaduais femininos. Um ato primoroso e digno de todas as notas da Federação Baiana de Futebol.

Mulheres da bola dentro e fora de campo

E não parou por aí! A TVE, transmitindo a final do estadual ao vivo e para toda a Bahia, convidou ninguém menos que Dilma Mendes, a mulher responsável por formar Formiga, para comentar o jogo.

E para abrilhantar ainda mais a festa baiana, a técnica da seleção Emily Lima esteve presente e participou da entrega da premiação no Barradão.

Vitória democrático, Vitória da democracia

No final de 2016 aconteceram as primeiras eleições no clube com participação do sócio torcedor. O processo de eleição contou com a participação de 4 chapas, entre elas, a chapa Vitória do Torcedor, que concentra os movimentos que lutaram nos últimos anos pela democratização do clube.

Com a participação da chapa no Conselho, ocorre um processo revolucionário de gestão do clube. O conselheiro Irlan Simões, destacou as orientações do Presidente Ivan de Almeida quanto ao futebol feminino: “A orientação do presidente é clara quanto a um dos legados deixados pela gestão anterior, que foi a montagem da equipe feminina do Vitória, a utilização do Barradão e espaço com grama sintética: darmos continuidade e atenção ao futebol feminino do clube, que acredito ser uma mola propulsora para o campeonato baiano e quem sabe até para o futebol feminino do nordeste.”