Funcionários do BNB protestam contra fechamento de agências

Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em todo o País realizaram protestos na última sexta-feira (20), contra o fechamento de 19 agências, anunciado no último dia 13 pela direção do Banco, em fato relevante da Comissão de Valores Mobiliários.

Funcionários do BNB protestam contra fechamento de agências

No Ceará, as manifestações iniciaram na agência Fortaleza – Santos Dumont, na sede da Capef, quando os funcionários da unidade protestaram contra o fechamento desta e de outras três unidades no Estado: Fortaleza BNB Clube, Juazeiro do Norte – Lagoa Seca e Sobral – Domingos Olímpio. Os benebeanos protestaram ainda contra a política de concorrências e substituição de funções dentro do BNB.

Antes da manifestação, o Sindicato realizou uma reunião com os bancários que demonstraram apreensão e incerteza quanto ao processo de reestruturação. Segundo o quadro de funcionários da agência, eles não receberam nenhuma orientação da direção do Banco sobre como proceder, apenas foram comunicados do fechamento da unidade.

“Essa falta de informação é muito prejudicial para todos porque gera uma grande onda de boatos. Só esperamos que o BNB não repita o cenário da década de 90, mas com essa atual postura do governo golpista do Temer, de cortar gastos e enfraquecer as empresas públicas, temos de nos preparar para a luta e para a resistência para garantir nossos direitos”, alertou o coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Tomaz de Aquino.

Passaré

Houve protesto ainda na sede administrativa do Banco, no Passaré, quando o Sindicato lamentou o pequeno número de participantes na manifestação. Tomaz ressaltou que os funcionários têm de acordar para o cenário que se desenha dentro do BNB. “O anúncio do fechamento de agências é só a ponta do iceberg. Só com a mobilização e o apoio de todo o funcionalismo poderemos resistir e garantir nossos direitos. O Sindicato está fazendo o seu papel de resistir, de lutar, de reivindicar, mas temos de estar juntos, porque só assim seremos realmente fortes”, concluiu.

Apreensão do funcionalismo em Baturité

O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) visitou a agência do BNB em Baturité na última quarta-feira (18), e constatou a apreensão que está tomando conta do funcionalismo do Banco com essa reestruturação que se inicia. O fechamento de unidades vem causando bastante incerteza quanto ao remanejamento de funcionários, possibilidade de descomissionamentos, entre outros medos. Estiveram na unidade os diretores Carmen Araújo e Marcos Francelino.

“Estamos recebendo muita demanda dos funcionários relatando sobre o clima de incerteza, pressão, sem saberem como vai ficar a estrutura do Banco ou para onde os funcionários irão. Nós já vínhamos alertando sobre essa situação diante da postura adotada por esse governo golpista, que nós não reconhecemos. Agora, é preciso que o funcionalismo como um todo se una, se mobilize, se junte ao Sindicato, para que possamos defender o direito de todos mostrando nossa força”, disse Carmen Araújo.

A dirigente sindical destacou ainda que os funcionários devem denunciar ao Sindicato toda e qualquer irregularidade que acontecerem nas agências para que a entidade possa resguardar o direito de todos.