Debate questiona Reforma da Previdência proposta por Temer

“Previdência social: Reforma ou Desmonte?” É o tema do debate que o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) realizará na próxima quinta-feira (26), em seu auditório, a partir das 18h30. Serão expositores Gilson Menezes, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil; a Profa. Dra. Evânia Severiano, assistente social do INSS; o advogado trabalhista, Vianey Martins e o professor da UFC e coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida Pública no Ceará, Ênio Pontes (PhD).

Debate questiona Reforma da Previdência proposta por Temer

Na ocasião os convidados farão análise da tentativa de desmonte da Previdência e do confisco do seu orçamento, bem como as mudanças de algumas regras para dificultar o acesso aos benefícios através da PEC 287/16, que trata da reforma da Previdência Social, enviada ao Congresso Nacional pelo governo.

A proposta deixa de lado o interesse social, elimina as regras atuais e estabelece um prazo mínimo de 49 anos de contribuição para o trabalhador ter direito à aposentadoria integral – o que pressupõe a necessidade de trabalhar e contribuir a vida toda sem ter a certeza de que irá se aposentar, com a idade mínima estabelecida para 65 anos.

Qual interesse está por trás da PEC

Um dos principais alvos do governo golpista Temer é a Previdência Social, com seus R$ 500 bilhões anuais que não podem ser transferidos a banqueiros e rentistas por intermédio do pagamento de juros da dívida pública. A Previdência é um instrumento de distribuição de renda, redução de desigualdades e de justiça social, por isso é inadmissível aos neoliberalistas instalados no atual governo golpista.