Cármen Lúcia autoriza continuidade dos trabalhos da Lava Jato no STF

Quatro dias após a morte causada por queda de avião do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavaski – relator das investigações da Operação Lava Jato -, a presidenta do STF, Cármem Lúcia autorizou a equipe a dar continuidade aos trabalhos referentes as delações premiadas de executivos e ex-diretores da Odebrecht. 

Ministra Carmen Lucia assume a condução do STF - Foto: STF

Segundo informações do G1, a autorização de Cármen Lúcia que ocorreu na noite de segunda-feira (23) foi para que juízes auxiliares do gabinete de Teori prossigam com os trabalhos de depoimentos de delatores. 

O STF precisa definir ainda com quem ficará a relatoria da Lava Jato. O regimento prevê algumas opções, como sorteio entre os ministros que atuam hoje no Supremo. Porém, informou o G1, dada a excepcionalidade do caso, Cármen Lúcia pode ainda decidir quem será o relator, ou delegar à Turma a qual pertencia Teori Zavascki um sorteio para a escolha do novo relator. 

O ministro Teori integrava a Segunda Turma do STF, composta pelos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.