Evo Morales convida o México a fortalecer a Celac

Depois das medidas anti-imigrantes de Donald Trump que afetarão principalmente os mexicanos de forma imediata, o presidente boliviano Evo Morales convidou o México a retornar ao G77+China, grupo do qual é fundador, e fortalecer a Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos).

Evo Morales - Reuters

Em discurso recente, Morales convidou o México a “olhar mais ao sul”, região do continente onde os Estados tem se pronunciado a favor do país de Enrique Peña Nieto.

Afirmou ainda que com o retorno do México ao G77+China seria possível construir uma “potência do sul diversa e solidária”. Evo também acredita que com a participação do México a Celac pode receber um reforço importante para atuar contra as medidas de Trump que vão prejudicar os imigrantes.

O presidente boliviano lamentou as atitudes de Trump que vem colocando em prática seus disparates de campanha, como insistir na construção de um muro entre o México e os Estados Unidos para “combater a imigração”. Em uma postagem no Twitter, Evo afirmou “geograficamente o México está no Norte, mas para os Estados Unidos sempre estará ao Sul. Nossa família está no Sul”.

O embaixador do México na Bolívia, Héctor Valezzi, agradeceu a solidariedade do governo boliviano com o povo mexicano e expressou seu “profundo agradecimento às autoridades bolivianas e ao presidente Evo Morales”.