O México enfrentará tempos complexos, diz presidente

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou nesta segunda-feira (30) que seu país enfrentará “momentos complexos” e “tempos de trabalho árduo”. E para isso, alertou aos mexicanos, é preciso “estar preparado para enfrenta-los”. A mensagem foi transmitida a todo país em cadeia nacional de televisão.

Enrique Peña Nieto, eleito presidente do México com auxílio de Sepúlveda

Ao se dirigir à nação, falou sobre sua responsabilidade de proteger o patrimônio das famílias mexicanas, assegurar oportunidades aos jovens e crianças e procurar desenvolver a economia nacional, além de “obviamente, defender os mexicanos que vivem ou estão nos Estados Unidos”.

Em menos de uma semana, Peña Nieto enviou duas mensagens para tranquilizar os mexicanos. Ambas com o objetivo de defender a unidade e ressaltar a proteção aos cidadãos que vivem nos Estados Unidos durante o governo de Donald Trump que durante toda sua campanha fez ameaças constantes aos latino-americanos, especialmente aos mexicanos.

“Para reforçar a proteção da liberdade [dos mexicanos nos EUA], de seus direitos e de sua dignidade, dei a ordem para que se canalizem mais de 1 bilhão de pesos adicionais à nossa Rede de Consulados na União América”, esclareceu o presidente que, em outras ocasiões, já falou que o atendimento dos consulados será ampliado.

Recentemente Trump afirmou novamente que pretende renegociar com o México e o Canadá o Tratado de Livre Comércio da América do Norte porque considera que os Estados Unidos não são beneficiados o suficiente no acordo. Além disso, o novo presidente pretende aplicar um imposto de 20% sobre o valor de produtos importados do México a fim de fortalecer a indústria nacional norte-americana.

“Temos grandes desafios, mas estamos preparados para enfrenta-los”, disse Peña Nieto que na semana passada cancelou seu encontro com Trump em Washington depois de uma série de ofensas do presidente recém eleito e sua insistência na proposta de construir um muro para separar EUA e México.

Peña Nieto esclareceu, porém, que apesar do cancelamento da viagem, conversou com Trump por telefone e estabeleceu fundamentos irrenunciáveis: a soberania nacional, o respeito à dignidade e independência do povo mexicano, bem como sentimentos de amizade cooperação entre os povos que historicamente são “vizinhos, amigos e aliados comerciais”.

“Esta é a posição que o México adotou e seremos firmes”, garantiu Peña Nieto.