Medida de Trump muda emissão de vistos de brasileiros para os EUA

O polêmico decreto referente à imigração assinado pelo presidente Donald Trump provocou mudanças também na emissão e renovação de vistos de brasileiros para os Estados Unidos. A informação foi confirmada pela embaixada norte-americana e as regras já passam a valer nesta semana.

Trump e Mattis chegam ao Pentagono - Foto: Carlos Barria/Reuters

Nas mudanças, está a inclusão de entrevistas também para quem for renovar o visto. Antes, os solicitantes de renovação eram dispensados caso dessem entrada novamente na documentação em até 48 meses após o vencimento.

Agora, somente os que pedirem a renovação dentro de 12 meses do vencimento não precisarão passar pela entrevista.

Com as novas regras, apenas menores de 14 anos e maiores de 79 anos estarão dispensados de entrevistas em qualquer etapa do processo. Essa margem era menor até então, dispensando solicitantes de até 16 anos ou com mais de 66.

O decreto que alterou as normas imigratórias foi assinado na sexta-feira passada (27) por Trump e foi o mesmo que baniu a entrada de cidadãos de sete países muçulmanos nos Estados Unidos, além de proibir a chegada de refugiados.

A proibição da imigração de países muçulmanos durará três meses, e o veto aos refugiados de outros países exceto a Síria vigorará por quatro meses. A restrição, que tem efeito imediato, não afeta os vistos diplomáticos e será aplicada paralelamente a uma revisão completa dos programas migratórios norte-americanos. O decreto reduz a 50.000 o número máximo de refugiados a serem aceitos neste ano fiscal, quase a metade da cifra válida para o ano passado.

O veto é mais severo do que previa um esboço vazado durante a semana, que mencionava uma proibição de um mês (em vez de três) aos visitantes de determinados países.