Indonésia prepara forte dispositivo policial para eleições locais

A polícia da Indonésia iniciou nesta quinta-feira (9) a preparação de 75 mil policiais nos mais de 100 territórios do país para reforçar a segurança antes e durante as eleições na próxima quarta-feira (15).

Forças de repressão da Indonésia

O chefe de Informação Pública da corporação, Martines Sitompul, explicou à imprensa que estão previstas medidas adicionais em várias zonas vulneráveis a conflitos, como a capital do país, Jacarta, e as províncias de Aceh e Papua.

Acrescentou que em alguns casos o pessoal se posicionará nos colégios eleitorais três dias antes do sufrágio.

O policial afirmou que Jacarta não estava nos planos, mas, diante dos acontecimentos políticos e sociais recentes, decidiu-se inclui-la.

A cidade foi cenário em novembro e dezembro de 2016 de manifestações em massa convocadas por grupos muçulmanos para protestar contra o governador local, Basuki Tjahaja Purnama, e exigir que fosse levado à justiça por declarações consideradas insultuosas ao Corão. A Indonésia é o país com maior população muçulmana no mundo.

Purnama, um cristão de origem chinesa, enfrenta um julgamento por blasfêmia, apesar das desculpas oferecidas e o esclarecimento reiterado de que suas mensagens durante um encontro para sua reeleição foram mal interpretados.

Diante desses acontecimentos, a polícia de Jacarta proibiu uma marcha convocada por esses grupos para o próximo sábado, quando os candidatos fecharão suas campanhas.

Muitos consideram o processo contra o governador injusto e atribuem-lhe fins políticos. Seu principal rival é Agus Yudhoyono, muçulmano e filho do ex-presidente Susilo Bambang.

As eleições do dia 15 de fevereiro ocorrerão em 101 regiões e sete províncias.