China e EUA concordam em promover cooperação e relações bilaterais

O presidente chinês Xi Jinping e seu homólogo dos Estados Unidos Donald Trump prometeram nesta sexta-feira (10) impulsionar a cooperação de benefício mútuo em uma série de áreas e desenvolver uma relação construtiva entre os dois países.

Lu Kang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China
Os dois líderes selaram o compromisso em uma conversa por telefone, a primeira do tipo depois que Trump tomou posse em janeiro.
 
Xi parabenizou Trump por sua posse e o agradeceu pelo envio de uma carta na quarta-feira estendendo saudações pelo feriado para o povo chinês, que está celebrando o Ano-Novo Lunar chinês – o Ano do Galo – e o próximo Festival de Lanternas que cai no sábado.
 
Xi disse que apreciou muito a vontade de Trump de expandir a cooperação China-EUA e desenvolver uma relação bilateral construtiva que beneficiará os dois países e a comunidade internacional.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lu Kang, fez o anúncio em uma coletiva de imprensa diária, respondendo a reportagens de que Trump enviou uma carta ao presidente Xi no dia 8 de fevereiro, desejando a Xi e ao povo chinês um feliz Festival das Lanternas e dizendo querer trabalhar com a China para desenvolver uma relação construtiva.

"A China atribui grande importância ao desenvolvimento da relação com os Estados Unidos", disse Lu.

 
A China e os EUA mantiveram uma comunicação estreita nos assuntos de interesse comum depois que Trump tomou posse, assinalou Xi, dizendo que a necessidade e a urgência de fortalecer a cooperação China-EUA aumentaram diante da atual situação internacional complicada e diversos desafios.
 
O desenvolvimento da China e dos EUA podem complementar um ao outro e promover ambos os lados, e os dois países são totalmente capazes de se tornar bons parceiros de cooperação, disse o presidente chinês.
 
Xi indicou que a construção de uma relação sólida China-EUA corresponde aos interesses essenciais dos dois povos, e também é a responsabilidade que a China e os EUA devem assumir como importantes países do mundo.
 
A China está comprometida com a coexistência pacífica com outros países, assim como com uma cooperação de benefício mútuo com eles, disse Xi.
 
A China está disposta a impulsionar a cooperação mutuamente benéfica com os EUA em diversas áreas como comércio e economia, investimento, ciência e tecnologia, energia, cultura e infraestrutura, segundo o presidente chinês.
 
A China fortalecerá a coordenação e a comunicação com os EUA em assuntos internacionais e regionais para salvaguardar conjuntamente a paz e a estabilidade mundiais, acrescentou.
 
Por sua parte, Trump disse que está contente em conversar por telefone com Xi, acrescentando que é muito importante para ambos os países manter a comunicação de alto nível.
 
Trump expressou sua satisfação com a comunicação estreita entre os dois lados depois que ele tomou posse e sua admiração ao povo chinês pelos êxitos históricos alcançados durante o desenvolvimento de seu país.
 
O desenvolvimento dos laços EUA-China ganhou amplo apoio da população norte-americana, disse Trump, acrescentando que os dois países, como parceiros de cooperação, podem fazer esforços conjuntos para ajudar a relação bilateral a atingir um nível sem precedentes.
 
Os EUA estão comprometidos a promover a cooperação de benefício mútuo com a China em economia, comércio, investimento e assuntos internacionais, disse.
 
Além disso, Trump destacou que entende completamente o alto significado da adesão do governo norte-americano à política de Uma Só China, acrescentando que sua administração defende esta política.
 
Xi apreciou Trump por destacar a adesão de Washington à política de Uma Só China, acrescentando que a política é a base política das relações China-EUA.
 
A China trabalhará com os EUA para ampliar a comunicação e a cooperação, a fim de que os laços bilaterais possam avançar de maneira sólida e estável e produzir mais frutos para beneficiar tanto ambos os povos como a população de todo o mundo, acrescentou Xi.
 
Os dois líderes também concordaram em manter contatos estreitos para trocar opiniões sobre assuntos de interesse comum de maneira oportuna, além de expressar seu desejo de realizar uma reunião em uma data próxima.