Xi Jinping e Trump anunciam encontro para abril

O presidente da China, Xi Jinping, se reunirá na primeira semana de abril pela primeira vez com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Flórida, segundo anunciou nesta quinta-feira (30) em Pequim o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores Lu Kang.

Lu Kang

De acordo com Lu, está prevista uma viagem de Xi ao território norte-americano de 6 a 7 de abril, que inclui uma escala na Finlândia.

"A convite do presidente Sauli Niinisto da Finlândia e do presidente Donald Trump dos Estados Unidos, o chefe do Governo Xi Jinping realizará uma visita de Estado a Finlândia do 4 a 6 de abril e se reunirá com o presidente Trump em Mar-a-lago, em Flórida, dos dias 6 a 7 de abril', precisou Lu sem mais detalhes.

Muitos meios de comunicação destacam que a visita de Xi à Finlândia é a primeira que realiza neste ano a um Estado membro da União Europeia (UE) e a primeira ocasião em que irá ao norte da Europa como chefe de Estado.

Nesse sentido, o porta-voz afirmou que a viagem de Xi pela Finlândia mostra a importância que a China dá ao estabelecer um novo tipo de associação orientada ao futuro com esse país e ao apoio à UE.

Ainda assim, a notícia vai ao largo da reunião entre os líderes das duas grandes potências que, segundo detalhou Lu, atingiram os US$ 519,6 bilhões em 2016 no que se refere ao volume do comércio bilateral, um aumento de 207 vezes comparado ao ano de 1979, quando estas nações estabeleceram relações diplomáticas.

Na opinião do membro do governo chinês, os laços econômicos e comerciais dos dois países são altamente complementares, e expressou as intenções do gigante asiático de fazer esforços conjuntos com a Casa Branca para ampliar a cooperação comercial, tratar de maneira apropriada os atritos comerciais mediante o diálogo e manter um crescimento das relações estável e são.

Seguindo a cronologia da aproximação, Xi e Trump conversaram duas vezes por telefone e trocaram três cartas desde que o chefe de governo estadunidense assumiu seu cargo em janeiro passado.

Em 18 de março o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, realizou uma visita de dois dias a este país por convite do ministro de Relações Exteriores, Wang Yi.

Durante um diálogo entre Tillerson e Wang, ambos convieram em manter uma estreita comunicação para garantir o sucesso da reunião entre os dois presidentes e dos intercâmbios a outros níveis.

Segundo Wang, os laços entre China e Estados Unidos desenvolvem-se de forma positiva e firme, mas sugeriu implementar os consensos atingidos pelo chefe de Governo de Chinesa, Xi Jinping, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump.

Expôs que o gigante asiático está disposto a trabalhar com a parte estadunidense em comunicação e cooperação, a ampliar a confiança e abordar de forma adequada as diferenças para promover um desenvolvimento são e estável dos laços bilaterais na nova etapa, para assim beneficiar aos povos dos dois países e a todo mundo.

Entre outros temas abordados, pediu mais cooperação em assuntos exteriores, economia, comércio, exército, aplicativo da lei, intercâmbios entre pessoas e comunicações locais.

Tillerson opinou sobre a necessidade de que ambas nações mantenham uma estreita cooperação e coordenação ante a situação internacional cambiante e instou a implementar os consensos atingidos pelos líderes para explorar uma maior colaboração no espírito de não conflito, não confrontação, mas respeito mútuo e reciprocidade de ganho mútuo.