Redes sociais chinesas cada vez mais populares entre estrangeiros

“Sejam bem-vindos ao meu blog pessoal no WeChat”, escrito em chinês, o usuário que abriu essa conta oficial no WeChat, a plataforma de mídia social mais popular da China, é Bill Gates, o co-fundador e ex-presidente da Microsoft.

Por Qu Pei, no Diário do Povo

Redes sociais chinesa

Em 11 de fevereiro, um vídeoclipe de 30 segundos foi publicado pelo magnata na sua conta, cumprimentando todos os seguidores em chinês, adicionando que iria "compartilhar pensamentos sobre as pessoas que conheço, os livros que estou lendo e o que estou aprendendo". A mensagem teve mais de 100 mil leituras logo após a publicação.

Além de Bill Gates, um número crescente de conhecidos estrangeiros tem criado contas e interagido nas redes sociais chinesas, incluindo políticos, líderes empresariais, celebridades culturais e esportivas, entre outros.

Figuras influentes internacionais, tais como o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde e CEO da Apple, Tim Cook, asssim como organizações mundiais, como as Nações Unidas, o FMI e as diversas embaixadas estrangeiras na China, cadastraram também as suas contas oficiais no Sina Weibo.

De todos os portais de mídia social global, o QQ, programa gratuito de mensagens instantâneas da Tecent, e o WeChat, ocupam o terceiro e o sexto lugar, respectivamente, em termos de usuários ativos mensais, segundo o relatório anual de 2016 sobre mídia social e tendências digitais de Simon Kemp, fundador da Kepios, uma consultoria de marketing.

Devido à crescente influência da economia chinesa, muitas organizações internacionais e grandes figuras esperam encurtar a distância com os internautas chineses, bem como as instituições comerciais esperam interagir com fãs através dessas plataformas com o objetivo de marketing.

Além do mais, com ênfase na experiência dos usuários e nos mercados no exterior, as plataformas chinesas têm aumentado não apenas no número de usuários, mas também em frequência de acesso.

O WeChat, QQ e Weibo, por exemplo, lançaram já versões internacionais.O aplicativo WeChat atualmente oferece as versões em 20 idiomas estrangeiros, e permite que seus usuários executem pagamentos em dólares, euros, libras, iene japonês, dólar australiano e algumas outras moedas.

Com o desenvolvimento acelerado da internet, o efeito de polimerização das plataformas de mídia social tornou-se mais prominente. Os “Momentos” do WeChat e os índices dos mais procurados no Weibo criaram uma nova e importante janela que permite ao mundo conhecer a China.