Sindsaúde e Governo do Estado debatem pauta de servidores da saúde

Dirigentes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde) participaram de reunião, na última semana, com o chefe de gabinete do governo estadual, para retomar as negociações. Na pauta, a volta das gratificações dos servidores, prometida durante a greve da greve da categoria em junho de 2016, o retorno do auxílio alimentação, suspenso sem aviso na folha deste mês e o adicional de insalubridade dos agentes de saúde.

Sindsaúde e Governo do Estado debatem pauta de servidores da saúde

Na ocasião, o representante do Governo ficou de solicitar à Secretaria do Planejamento a repercussão financeira para viabilizar a volta das gratificações dos servidores (adicional noturno e a GED – Gratificação Especial de Desempenho) e a implantação do adicional de insalubridade dos ACS. Uma nova reunião com o Sindsaúde ficou agendada para a primeira semana de abril.

Quanto à suspensão do auxílio alimentação dos servidores da saúde do nível médio, o chefe de gabinete entrou em contato com o secretário da saúde, Henrique Javi, que confirmou a suspensão em decorrência de uma sindicância do Tribunal de Contas do Estado, que apontou irregularidades na forma de pagamento do benefício. O secretário afirmou que um projeto de lei está sendo elaborado para regulamentar o pagamento do auxílio alimentação.

O Sindsaúde ficou de aguardar até esta quinta-feira (02), o agendamento de uma reunião com a Secretaria da Saúde. Caso isso não aconteça, o sindicato vai mobilizar os servidores para já na manhã desta sexta-feira (03), participar de um protesto em frente à Secretara da Saúde. Cerca de dois mil servidores da saúde do nível médio foram prejudicados pela suspensão do auxílio-alimentação.

Para a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, é necessário manter as categorias dos servidores da saúde e dos agentes de saúde mobilizadas para pressionar pelo avanço nas negociações. Um calendário de assembleias deve ser elaborado no Sindsaúde já na próxima segunda-feira (06). “Vamos fazer reuniões em todos os hospitais e em todas as regiões do Estado para deliberar pela greve tanto dos servidores do Estado como dos agentes de saúde, caso as reivindicações não sejam atendidas”, finalizou.