Mulheres tomam as ruas de toda a América Latina em defesa de direitos

O dia 8 de Março tradicionalmente é marcado por lutas em todo o mundo em defesa dos direitos das mulheres. Porém, neste ano, a mobilização foi ainda mais intensa. Diante do avanço de uma política neoliberal em diversos países, as mulheres saíram às ruas para deixar claro que não aceitarão retrocessos. Na América Latina não foi diferente, da Argentina ao México elas gritaram por liberdade e direitos iguais.

Manifestação de Mulheres em Porto Rico - Divulgação

Cada país levantou suas bandeiras específicas, mas uma pauta era comum: “nem uma a menos”. As mulheres lutam contra o feminicídio e a violência de gênero que em alguns países, como é o caso da Argentina, aumentou no último ano.

As manifestantes defenderam ainda o direito de escolha sobre seus corpos, a legalização do aborto, salários iguais no ambiente profissional, reconhecimento do trabalho doméstico, direitos iguais na sociedade e liberdade para andar livres, sem sentir medo.

Veja as fotos de manifestações pela América Latina:


Montevidéu, Uruguai 


Caracas, Venezuela


Lima, Peru


La Paz, Bolívia


La Paz, Bolívia


Santiago, Chile 


Tegucigalpa, Honduras


Rosário, Argentina


Tucumán, Argentina


Buenos Aires, Argentina


Na fronteira da Argentina com o Paraguai as mulheres se uniram na ponte que liga as duas cidades: Posadas e Encarnación, respectivamente 


Assunção, Paraguai


Assunção, Paraguai


Puyo, Equador


Quito, Equador


Cuenca, Equador


Cali, Colômbia


Santo Domingo, República Dominicana


La Trinidad, Panamá


Manágua, Nicarágua