EUA quer cortar 50% dos fundos que destina à ONU

O presidente estadunidense, Donald Trump, procura cortar em 50 por cento o financiamento destinado por seu país a programas da Organização de Nações Unidas (ONU), segundo informaram meios de comunicação americanos nesta terça-feira (14).

Sede das Nações Unidas em Genebra

De acordo com um artigo da revista Foreign Policy, os servidores públicos do Departamento de Estado receberam instruções de estudar a possibilidade de cortar metade dos fundos dirigidos à entidade internacional.

Três fontes consultadas pela publicação disseram que as reduções afetariam, sobretudo, às missões de manutenção de paz, o Programa de Desenvolvimento da ONU, e iniciativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Resta ver se outros organismos populares no Congresso como o Programa Mundial de Alimentos e as operações de refugiados, que se financiam com contas separadas, serão golpeados também, indicou a Foreign Policy.

Richard Gowan, especialista da ONU no Conselho Europeu de Relações Exteriores, manifestou que recortes desta magnitude criariam caos.

A agência de refugiados da organização, por exemplo, recebeu US$ 1,5 bilhão de dólares de Washington no passado ano, dos US$ 4 bilhões que integram seu orçamento, uma contração da contribuição norte-americana deixaria um buraco enorme, difícil de compensar por outros grandes doadores, sustentou.

O portal The Hill, especializado em temas legislativos, advertiu que o impulso para as drásticas diminuições de financiamento se produz quando a Casa Branca prevê lançar sua proposta de orçamento na próxima quinta-feira.

Espera-se que esse projeto inclua reduções de 37 por cento nos fundos do Departamento de Estado e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.