Aniversário do PCdoB: 95 anos e ingentes desafios 

O Partido Comunista do Brasil celebra neste 25 de março 95 anos de fundação e atividade ininterrupta. Muito a comemorar. A persistência na senda revolucionária sob a inspiração da teoria marxista e do calor da luta operária e popular. O amadurecimento teórico e político que o faz portador de um programa socialista para o Brasil, cientificamente respaldado e consentâneo com as peculiaridades da sociedade brasileira.

Aniversário do PCdoB: 95 anos e ingentes desafios - Divulgação

Luciano Siqueira*

O exemplo combativo de milhares de militantes que se fizeram heróis pela dedicação à causa, muitos deles com o sacrifício da própria vida.

E embora ainda organicamente limitado (considerando-se a dimensão do nosso país e as exigências da luta atual) a algumas centenas de milhares de militantes e filiados atuantes, o PCdoB é coprotagonista destacado na cena política nacional.

Nessa condição, vê-se diante da responsabilidade de combinar a ação imediata com grande esforço no terreno das ideias, no sentido de abordar, na sua exata dimensão da gravidade da situação atual do país.

Pois, há de ir muito além da superfície no enfrentamento de três terríveis obstáculos imediatos ao desenvolvimento democrático e soberano do Brasil: 1) o estado de exceção que brota de dentro do estado de direito, embalado pelo golpe parlamentar-judiciário-midiatico; 2) o rápido desmonte da engenharia e da indústria nacional como consequência da Operação Lava Jato e suas assemelhadas; 3) a ingerência direta do comando externo do mercado financeiro nas instituições brasileiras.

Procuradores e delegados mantém relações promíscuas com órgãos de inteligência estrangeiros, norte-americanos, sobretudo, compartilhando informações que possibilitam ações danosas a empresas nacionais. Verdadeiro crime de lesa-pátria.

Isto em meio a uma reconfiguração dos mecanismos de acumulação do sistema capitalista em crise.

São desafios de grande magnitude, que implicam resistência imediata nas ruas, nas redes e no Parlamento; e elaboração teórica, tática e técnica que venha a lastrear uma plataforma capaz de unir forças populares e democráticas para a grande empreitada da salvação nacional e da defesa da democracia e dos interesses fundamentais da classe trabalhadora e do povo.

A hipótese de uma candidatura comunista à presidência da República — convertida em porta-voz do pensamento próprio do PCdoB — e a realização em breve do 14° Congresso do Partido se apresentam, assim, como vértices desses desafios ao velho e renovado Partido Comunista do Brasil.

Publicado originalmente no Portal Vermelho e no Blog do Renato.

(*) Luciano Siqueira é vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do PCdoB.

Leia mais sobre temas da atualidade: lucianosiqueira.blogspot.com