Manoel Fonseca: Resistir e lutar, sempre!

“Diante deste quadro dantesco de arrasa quarteirão contra os trabalhadores, os direitos sociais e a entrega das riquezas estratégicas do país, o que fazer? Qual a alternativa dos militantes conscientes da liberdade, da justiça, da democracia e da solidariedade? Cruzar os braços, jogar a toalha, desistir da luta? Jamais. Se fizermos isto estamos desistindo de nossos ideais e abrindo mão do que há de mais sagrado em nossa consciência”.

Por *Manoel Fonseca

Manifestações Ceará

A situação nacional está muito difícil para os trabalhadores, que a cada dia perdem direitos. Se o presidente Michel Temer não tem nenhum escrúpulo em ser um serviçal fervoroso das classes dominantes e dos interesses do capital financeiro americano, o Congresso Nacional é o pior da história do Brasil em falcatrua e subserviência a estes mesmos interesses, castigando sem dó nem piedade a classe trabalhadora. O chamado terceiro poder, o judiciário, que deveria ser um poder moderador e guardião da Constituição, está completamente acovardado, omisso e subserviente ao boquirroto Gilmar Mendes, o guardião militante do governo golpista e protetor dos grandes corruptos do PSDB, PMDB et caterva. E o tal quarto poder, a grande mídia, comandada pela "Rede Globo", constrói a cada dia uma teia de mentira, de destruição de reputações e perseguição contra as lideranças populares e os movimentos sociais.

Diante deste quadro dantesco de arrasa quarteirão contra os trabalhadores, os direitos sociais e a entrega das riquezas estratégicas do país, o que fazer? Qual a alternativa dos militantes conscientes da liberdade, da justiça, da democracia e da solidariedade? Cruzar os braços, jogar a toalha, desistir da luta? Jamais. Se fizermos isto estamos desistindo de nossos ideais e abrindo mão do que há de mais sagrado em nossa consciência.

Resistir, resistir sempre, pois a resistência cria também uma teia de solidariedade, que se expande lentamente e vai unificando vontades de luta, que faz desabrochar novas consciências, que aos poucos vão se libertando da dominação e serão novos elos que fortalecerão e ampliarão a nossa teia da resistência e luta.

Que nos inspiremos no poeta Thiago de Mello, o poeta da esperança e da liberdade:

"Faz escuro mas eu canto,
porque a manhã vai chegar.
Vem ver comigo, companheiro,
a cor do mundo mudar.
Vale a pena não dormir para esperar
a cor do mundo mudar.
Já é madrugada,
vem o sol, quero alegria,
que é para esquecer o que eu sofria.
Quem sofre fica acordado
defendendo o coração.
Vamos juntos, multidão,
trabalhar pela alegria,
amanhã é um novo dia."

Resistir, resistir sempre. Amanhã será outro dia.

*Manoel Fonseca é médico.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.