Presidente eleito do Equador apoia processo de paz na Colômbia

O presidente eleito do Equador, Lenín Moreno, participou de uma reunião com seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, e apoiou o processo de paz entre o governo e as Farc, iniciado no ano passado. Em visita à Colômbia, o equatoriano afirmou que “a paz é boa para todos”, e parabenizou os esforços do povo colombiano para implementar os acordos com a guerrilha.

Lenín Moreno e Juan Manuel Santos - Presidência da Colômbia

Esta foi a primeira viagem de Lenín depois de ter sido eleito presidente do Equador. Em seu país se organiza uma das mesas de diálogo do governo colombiano com o ELN (Exército de Libertação Nacional), que ainda está num estágio anterior ao processo com as Farc. Todas as reuniões de negociação de paz são realizadas em outros países, para ter a garantia de “território neutro”.

Lenín garantiu que, assim como o atual presidente Rafael Correa, vai dar todo o aporte necessário para o avanço do processo de paz. “Ratificamos que o Equador será a sede permanente até que a paz seja conquistada”, disse depois da reunião com Santos.

Os diálogos de paz com as Farc aconteceram em Havana, Cuba. Já as mesas de negociação com o ELN têm sido promovidas no Equador e poderão ser realizadas também no Brasil.

“Quero agradecer que tenha escolhido a Colômbia como primeiro país para visitar depois de ter sido eleito”, afirmou o presidente colombiano, Juan Manuel Santos e garantiu que tem uma “longa amizade” com Lenín.

“O Equador sempre nos apoiou no processo de paz e está nos apoiando no processo com o ELN. São os anfitriões do processo, mas além disso, sempre encontramos denominadores comuns em nossas visões para que nossos povos prosperem simultaneamente”, disse Santos.