Ministra das Relações da Argentina renuncia ao cargo

Susana Malcorra renunciou nesta segunda-feira (29) ao cargo de chanceler da Argentina. O anúncio foi feito por Malcorra, o presidente, Mauricio Macri, e o chefe de gabinete, Marcos Peña, durante um pronunciamento à imprensa em Buenos Aires.

Susana Malcorra - Andes

A agora ex-chanceler alegou razões pessoais para deixar o cargo e está de mudança para a Espanha. O atual embaixador argentino em Paris, Jorge Faurie, será seu substituto.

“Foi para mim uma colaboradora fundamental e vamos sentir sua falta”, disse Macri. Peña disse que Malcorra seguirá sendo assessora do governo Macri desde sua residência na Espanha.

A ex-chanceler destacou que Faurie é um diplomata de carreira e parte de sua equipe no Ministério de Relações Exteriores argentino. “Não tenho dúvidas de que será uma transição modelo.

Malcorra foi uma das articuladoras do movimento dos países do Mercosul para suspender a Venezuela do bloco. Já o novo ministro, Faurie, foi chefe de protocolo durante o governo de Carlos Menem, ápice do neoliberalismo que jogou a Argentina numa profunda crise política e econômica. Ele fará o juramento em 12 de junho.