OEA suspende reunião sobre a Venezuela por não obter consenso

A reunião de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA) realizada em Washington nesta quarta-feira (31) não conseguiu consenso e teve de ser suspensa.

Luis Almagro - AFP

A ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que nessa reunião se impôs a voz da moral dos países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) e da Comunidade do Caribe (Caricom).

“O único consenso que resultou dessa reunião é que não há consenso, porque frente a este grupo de intervenção, de desrespeito ao direito internacional, se impôs a voz moral e de respeito estrito às normas internacionais do grupo Países da Alba e do Caricom. Foi uma batalha política que evidenciou a luta entre dois modelos. O modelo hegemônico e o modelo que propugna o respeito à soberania e à independência dos países”, afirmou a diplomata na noite desta quarta-feira.

Mais cedo, a reunião de chanceleres da OEA para discutir a situação da Venezuela foi suspensa – por solicitação dos países do Caricom –, diante da falta de consenso entre as 34 delegações presentes na reunião.

Nesse sentido, a ministra venezuelana manifestou que na reunião estava em curso “um plano de intervenção, nela o grupo de países, o G15, chegou com sua carta de intervenção e tutela sobre a Venezuela para buscar um consenso”, que foi derrotado “pelas posições dignas do Caricom e da Alba”.

Delcy Rodríguez detalhou que na reunião, esse grupo de chanceleres pretendia frear o processo constituinte, convocado pelo presidente Nicolás Maduro no dia 1º de Maio.

“Eles trouxeram uma receita de intervenção, atendendo aos desejos intervencionistas por parte de Júlio Borges (presidente do Parlamento venezuelano) e da oposição violenta”, denunciou a ministra.

“Este grupo intervencionista chegou com suas mentiras lendo a lista de desejos de Júlio Borges, que deve sentir-se hoje profundamente frustrado (…) porque a OEA não lhe deu o respaldo que buscavam e pretendiam. A lista de desejos de Almagro (secretário geral da OEA), a lista de desejos de Borges e da oposição violenta foram derrotadas”, acrescentou.