Vanderlei Siraque filia-se ao PCdoB

O plenário da Câmara Municipal de Santo André ficou pequeno para o ato de filiação de Vanderlei Siraque ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Dirigentes do partido, lideranças do movimento popular e sindical, além de parlamentares de vários partidos compareceram à atividade.

siraque

Antes de assinar a ficha de filiação, Siraque relembrou sua trajetória política no Partido dos Trabalhadores (PT), onde foi eleito vereador por três mandatos, deputado estadual por três mandatos e federal por um mandato, dizendo-se grato ao partido e a todos que estiveram com ele nessas jornadas. Ele afirma que a escolha pelo PCdoB foi ideológica e que reforça os princípios que sempre defendeu. “Quando entro num projeto, entro de corpo e alma, em defesa da pessoa humana, da igualdade de oportunidades, em defesa da vida, da prevenção e do combate à violência de gênero, racial e de orientação sexual. O ser humano é destinado à felicidade e eu tenho certeza que serei feliz no PCdoB”, ressaltou. Para ele, embora o Brasil tenha avançado muito no último período, vivemos, agora um momento de retrocesso nas políticas públicas de inclusão social, nos transportes e no ensino público, e também no Sistema Único de Saúde (SUS). “Meu ingresso no PCdoB se insere nesse contexto, de poder contribuir com a minha experiência para o enfrentamento da crise no país”, destacou.

A presidenta nacional do partido, Luciana Santos, enviou uma mensagem ao novo militante saudando a importância dessa filiação. “Vanderlei Siraque é reconhecido pela sua história de dedicação à luta do povo. Trata-se de uma pessoa especial que vai agregar ao Partido por sua trajetória de luta e de vida dedicada às causas populares”, enfatizou. Presente ao ato, Walter Sorrentino, vice-presidente nacional do PCdoB, disse estar “impressionado com a opção de continuidade na luta neste momento de dificuldade do país. Essa filiação é uma mensagem de reforço na construção de uma força para que o Brasil supere a atual situação”.

Orlando Silva, deputado federal e presidente estadual do partido, destaca que é “um momento de muita alegria para o PCdoB que está sendo celebrado em todo o país”. Parafraseando Brecht, Orlando considera que Siraque é o lutador de uma vida inteira. “Trata-se de uma pessoa com valores democráticos que chega num momento duro na vida do povo, chega na hora do enfrentamento das forças conservadoras e chega disposto a defender a soberania e a democracia brasileira, na hora de ouvir o povo para que o próximo presidente tenha legitimidade para governar”, enfatiza o deputado.

A senadora Vanessa Grazziotin (AM), aponta que “a chegada desse companheiro, que já ocupou muitos cargos no parlamento e nos movimentos sociais em favor do desenvolvimento do país com inclusão social, é muito importante porque ele vem para reforçar a luta pelo fora Temer, por eleições Diretas Já e contra os ataques aos trabalhadores e ao estado nacional”. A deputada federal Jandira Feghali (RJ) saudou o ingresso de Siraque, “ele vai enriquecer o partido neste momento de luta pela democracia e pelos direitos do povo. Vamos recebê-lo de braços abertos e com muito orgulho”.

A deputada federal Alice Portugal (BA) também valorizou o ingresso do novo militante: “você, que já deixou a sua digital no parlamento e nas lutas do povo, vem agora somar com o nosso velho e sempre jovem partido. Nesta hora que o Brasil grita fora Temer para afastar esse presidente impostor e ergue alto a bandeira das Diretas Já como mecanismo para valorizar voto popular; ter uma voz forte, uma voz autêntica como a sua é um grande presente”.

A professora e vereadora Bete Siraque (PT-Santo André), esposa de Vanderlei, considera que ele “manteve e mantém, durante sua história de vida, a coerência sobre as coisas que acredita, que defende e pelas quais sempre lutou. Sua ida ao PCdoB, um partido importante para a democracia e para a luta pelos direitos dos trabalhadores me deixa feliz porque ele vai continuar defendendo os mesmos valores. Ele fecha um ciclo de sua história no PT e renova os seus compromissos no PCdoB, um partido irmão”.

Jamil Murad, presidente do PCdoB paulistano afirmou estar com “o coração alegre, pois nós militamos juntos na defesa do povo, do emprego, da segurança pública. Santo André é uma terra de combatentes, de gente de luta e é isso o que a vinda dele significa para nós”. Para Aldo Meira Santos, presidente do partido em Santo André, trata-se de uma grande aquisição não só para Santo André, mas a nível nacional. “É um companheiro de luta, com uma grande trajetória política que vai ajudar muito o partido em São Paulo e no Brasil. É uma figura conhecida nos movimentos sindical e social do ABCD e que vai contribuir para o crescimento do partido na região”, exalta o dirigente.

Vanderlei Siraque nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo/SP. Começou a trabalhar na roça aos nove anos de idade e hoje é doutor em Direito pela PUC/SP. Atuou no movimento sindical do ABCD, foi um dos fundadores da CUT e do PT na região, e ajudou a organizar a Comunidades Eclesiais de Base da igreja Católica.