Pesquisa aponta Alice e Wagner na liderança da corrida ao Senado

A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Alice Portugal (BA), aparece na dianteira, atrás apenas do ex-governador e ex-ministro Jaques Wagner (PT), das intenções de voto para a vaga das duas cadeiras do Senado, em 2018. É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Paraná sobre a intenção de votos dos eleitores baianos para as duas vagas da Bahia.

Alice Portugal em campanha - Foto: Divulgação

No primeiro cenário, Jaques Wagner lidera com 36,1%, seguido por Alice Portugal com 26,6%. Antonio Imbassahy (PSDB) aparece com 18%; Zé Ronaldo (DEM), fica com 15,2%; Geddel Vieira Lima (PMDB) tem 13,3%; João Leão (PP) aparece com 10,2%; e Márcio Marinho (PRB) com 6,5%.

Em entrevista ao jornal Varela Notícias, Alice Portugal afirma que o resultado da pesquisa é um importante “retrato de um momento de grande participação política”, mas destaca que “é muito cedo para qualquer tipo de convicção de que uma amostragem desta, a esta distância da eleição, possa ter garantias científicas”.

“Evidente que é uma boa foto, fico satisfeita, e o caminho é continuar participando de maneira intensa deste processo que o Brasil vive hoje”, ressalta a parlamentar.

E completa: “Esse tabuleiro ainda está aberto. Neste tabuleiro, há sem dúvida um nome que se destaca entre todos, que é o nome do ex-governador e ex-ministro Jaques Wagner. Considero este unânime, inquestionável. Os demais nomes estarão em debate. A segunda vaga estará em debate. Eu humildemente estarei nesta participação”.

De fato, em um segundo cenário Wagner aparece novamente na frente, seguido por Alice, com 36% e 26,8%, respectivamente. No entanto, Jutahy Magalhães (PSDB) aparece com 16%, seguido por Zé Ronaldo (DEM), com 14,5%; Geddel Vieira Lima (PMDB): 13,4%; Tia Eron (PRB): 11,7%; e João Leão (PP): 9,7%.

O Instituto Paraná ouviu 1510 eleitores entre os dias 31 de maio e 4 de junho, em 70 municípios baianos. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.