Arruda Bastos – Temer: o Pinóquio da JBS, do TSE e da arapongagem

“Quem tem fama se deita na cama, e a de mentiroso de Temer já é famosa, o seu nariz como o de Pinóquio não para de crescer. O golpista está com os dias contados, pois foi desmascarado, pego na mentira e agora elas não têm mais efeito. É só uma questão de tempo para sua queda. Fora Temer e Diretas Já”.

Por *Arruda Bastos

Michel Temer - Foto: Joédson Alves/ EFE

Nos últimos dias nós brasileiros presenciamos cenas de filme de terror que se não fossem graves e patéticas seriam para rir. Lembrei então de uma música de Billy Blanco denominada “Canto Chorado” que diz: O que dá pra rir, dá pra chorar. Questão só de peso e medida. Problema de hora e lugar, mas tudo são coisas da vida. O que dá pra rir, dá pra chorar. Vejamos!

No caso das viagens de Temer com sua família no jatinho da JBS, as justificativas do Planalto beiraram o ridículo para um chefe de Estado. A primeira atitude foi negar e informar a utilização de uma aeronave da FAB, depois confirmou a denúncia, mas o presidente não sabia quem era o dono do avião e, para complicar, que a farra familiar foi articulada pelo ex-ministro da agricultura Wagner Rossi sem a participação de Temer. Tudo mentira!

O piloto que transportou a família de Temer confirmou a versão de Joesley sobre o empréstimo do avião Learjet PR-JBS ao presidente. Ainda descobriram que o jato é identificado com a sigla da JBS, externamente e na decoração interna. Consta também que Joesley recebeu um telefonema de Temer agradecendo as rosas presenteadas a Marcela durante a viagem e até sobrou para a mãe do empresário outra ligação do ciumento marido. O Pinóquio Temer mentiu novamente.

No caso do julgamento do TSE, a mentira também foi imensa. Primeiro o Ministro Gilmar Mendes desejava a cassação da Chapa Dilma-Temer para atender o PSDB de Aécio. Depois que Dilma foi impichada e seus adversários passaram a golpistas, as articulações foram para livrar Temer da degola. Dois pesos e duas medidas. No final do julgamento, o presidente eufórico soltou a pérola de que o TSE atuou com independência. O Pinóquio Temer novamente mentiu, pois ele indicou a poucos meses dois fantoches Ministros para votar na corte.

Sobrou para o relator da ação, Herman Benjamin, os holofotes e os louros de surfar acima das incoerências de Gilmar e dos votos capengas dos novatos e capachos ministros. Eles feriram de morte o pouco de esperança da população em uma justiça imparcial. Não casar Temer alegando excesso de provas foi um escárnio e fato único no mundo.

Outro motivo para provocar o crescimento do nariz de Temer foi a reportagem da famigerada revista Veja que divulgou a arapongagem oficial em Fachin com o fito de chantagear o ministro e inibir sua ação de relator da Lava Jato no STF. Temer ligou para a presidente Cármen Lúcia e negou a matéria, mas a sua fama de Pinóquio não convenceu a ministra que divulgou imediatamente uma nota denunciando o fato à nação e avisando que o STF vai tomar providências.

Como se pode ver, realmente, a mentira tem perna curta, mas ela é ainda menor no caso de Temer. A mentira não tem só a perna curta porque a verdade tem longa, mas porque, nem mesmo o melhor dos mentirosos, é capaz de controlar todos os sinais do seu subconsciente. Qualquer pessoa mentindo, até mesmo uma mente psicopata como a de Temer, deixa sinais claros e evidentes de que a história que está contando não é verdade. Que digam os seus trejeitos de vampiro.

Todos sabem que Temer é um mentiroso compulsivo e não é de hoje. O nosso Pinóquio Palaciano é turbinado pela mentira e vai morrer por ela. Ao contrário do narigudo da obra de Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, escritor italiano do século XIX e famoso por haver criado “As Aventuras de Pinóquio” com seu grilo falante e com consciência, Temer só tem um gato angorá tão mentiroso como ele. Que desserviço aos jovens e a nossa nação.

Quem tem fama se deita na cama, e a de mentiroso de Temer já é famosa, o seu nariz como o de Pinóquio não para de crescer. O golpista está com os dias contados, pois foi desmascarado, pego na mentira e agora elas não têm mais efeito. É só uma questão de tempo para sua queda. Fora Temer e Diretas Já.

*Arruda Bastos é médico, professor universitário, membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores é um dos Coordenadores do Movimento Médicos pela Democracia.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.