Prefeitura promove atividades em alusão ao mês da consciência LGBT

Durante o mês de junho, a Prefeitura de Fortaleza promove diversas atividades em alusão ao 28 de Junho – Dia Municipal da Consciência LGBT, celebrando “A Fortaleza das Diversidades, dos amores e do respeito”.

Prefeitura promove atividades em alusão ao mês da consciência LGBT

A Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, irá desenvolver e apoiar atividades que tem por finalidade dar visibilidade política à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) na cidade, promover o enfrentamento à LGBTfobia e garantir a difusão, a promoção e a defesa dos direitos sexuais dessa população enquanto direitos humanos.

No dia 23/06 (sexta-feira), a Praça do Ferreira recebe mais uma edição do Balcão da Cidadania LGBT, das 8h às 14h, oferecendo diversos serviços para a população LGBT e sociedade em geral, como, por exemplo, emissão de documentos, informações sobre os direitos humanos, contando com a presença do Procon, que vai tirar orientar sobre os direitos do consumidor, Iasocial, oferecendo corte de cabelo e barba, o Projeto Fique Sabendo Jovem, que realiza o teste rápido de HIV/AIDS, o Escritório Frei Tito, prestando assessoria sobre violação de direitos humanos.

Já dias 23 e 24/06 (sexta-feira e sábado), também na Praça do Ferreira, das 8h às 18h, será realizada a Feira Empreendedora LGBT, com o objetivo de garantir e promover a autonomia econômica de pessoas LGBT, artesãos e empreendedores (as), oferecendo espaços de comercialização de seus produtos e/ou serviços para a população LGBT e sociedade em geral.

O Mês da Consciência LGBT tem seu ápice com a realização da XVIII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, que ocorre no domingo (25/06), a partir das 15h, na Avenida Beira Mar. O maior evento cívico do Estado do Ceará é realizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca em parceria com diversas organizações do Movimento Social LGBT e tem por objetivo contribuir para o empoderamento e mobilização política da população LGBT, visibilizando suas bandeiras de luta a fim de provocar a opinião pública quanto à importância da dos direitos humanos dessa população, para a garantia da cidadania e da liberdade de orientação e expressão afetivo-sexual.

28 de junho

O Dia Mundial da Consciência LGBT é celebrado no dia 28 de junho em mais de 140 países. No Brasil, acontecem diversas atividades e manifestações que relembram o dia em que a libertação sexual foi colocada em pauta, marcando o início do movimento LGBT em defesa da liberdade de expressão sexual e igualdade de direitos da população LGBT. Em Fortaleza, esta data está no calendário oficial do município instituído pela Lei nº 8.626/2002.

Programação

23/06 (sexta-feira) – Balcão da Cidadania LGBT
Horário: 08h às 14h
Local: Praça do Ferreira

23 e 24/06 (sexta-feira e sábado) – Feira Empreendedora LGBT
Horário: 08h às 18h
Local: Praça do Ferreira

25/06 (domingo) – XVIII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará
Horário: 15h às 22h
Local: Avenida Beira Mar