Seminário debate participação das mulheres no Plano Diretor do Recife

Nesta quinta-feira (6), a Secretaria da Mulher do Recife realiza o seminário Donas do Pedaço: Construindo a participação das mulheres no Plano Diretor do Recife. O evento acontece no auditório do Banco Central, localizado na Rua da Aurora, 1259, Santo Amaro, das 9 às 17h, com intervalo para o almoço.

Seminário debate participação das mulheres no Plano Diretor do Recife - Divulgação

Segundo as organizadoras, o seminário será o ponto de partida de um conjunto de ações cujo objetivo é preparar as mulheres recifenses para uma participação ativa no processo de revisão do Plano Diretor do Recife, que terá início ainda este ano. “Nossa intenção é garantir a inclusão da perspectiva de gênero nesse importante instrumento de planejamento e desenvolvimento urbano, atendendo aos anseios das mulheres por uma cidade mais segura e equânime”, explica Cida Pedrosa, secretária municipal da Mulher.

“No seminário vamos trocar ideias e discutir propostas com especialistas, como a mestra em Planejamento Urbano e Regional, Gabriela Pinto; a arquiteta urbanista e professora de Planejamento Urbano da USP, Paula Santoro; e o arquiteto urbano Cezar Lopes, e demais convidados. Lembro que o seminário tem o apoio do Instituto da Cidade Pelópidas da Silveira e da Secretaria da Mulher de Pernambuco”, adiantou Cida.

As inscrições no evento são gratuitas e ainda podem ser feitas no link:goo.gl/5Ysh77

Programação

9h – Um recital para a cidade, com Silvana Menezes.
9h10 – Mesa de abertura

9h40 – Painel – Caminhos cruzados: a mulher na cidade e o gênero na política pública.

Expositora: Gabriela Pinto – Geógrafa pela UERJ; mestre em planejamento urbano e regional; trabalhou na ActionAid do Brasil e desenvolveu ações de incidência política no Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), no Comitê Popular da Copa 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro e na questão do direito a cidade e gênero.

Debatedora: Pergentina Vilarim, diretora executiva da CONAM e coordenadora do Fórum Nordeste de Reforma Urbana (Feru-PE).

Mediadora: Inamara Mélo, gerente geral de Cidadania para as Mulheres da Secretaria da Mulher do Recife.

12h às 14h – Almoço

14h Painel – Por uma cidade fêmea: Contribuições para a inclusão de uma perspectiva de gênero no Plano Diretor do Recife.

Expositora: Paula Santoro – Arquiteta urbanista; professora de planejamento urbano da USP; mestre em estruturas ambientais urbanas; e doutora em habitat. Foi pesquisadora do Instituto Pólis e coordena o projeto ObservaSP. Trabalhou na cooperação brasileira com o governo de Moçambique para a elaboração da política nacional de habitação daquele país.

Expositor: Cezar Lopes, arquiteto urbanista; gerente geral de Planejamento Territorial, do Instituto da Cidade Pelópidas da Silveira (ICPS).

Mediadora: Lúcia Siqueira (Neguinha), arquiteta urbanista; mestre em desenvolvimento urbano; coordenadora de projetos da ONG Rede Interação; e professora de arquitetura e urbanismo da Faculdade Guararapes.

15h – Debate

17h – Encerramento

Audicéa Rodrigues
Do Recife