Memória: as balas de 14 de julho de 1953

A lembrança daquele dia sangrento, onde sete ativistas argelinos e franceses foram mortos a tiros pela polícia no centro de Paris ressurgiu recentemente.

Por Maud Vergnol

fr

"Paris nunca vai esquecer dos acontecimentos de 14 de julho de 1953.". O L’humanite dedica-se ao verdadeiro crime de Estado que teve lugar na antiga “Place de la Nation” (Praça da Nação), onde seis argelinos do Movimento para o Triunfo das Liberdades Democráticas (MTDL) e um comunista e sindicalista da Confederação Geral de Trabalho (CGT) foram friamente baleados pela polícia francesa.

Mas Paris se esqueceu. Mesmo os ativistas conscientes e militantes, portanto mais atenciosos, apagaram de sua memória essas balas de 14 de julho que custaram a vida Abdelkader Draris, Mouhoub Illoul, Maurice Lurot Amar Tadjadit, Larbi Daoui Tahar Madgène e Abdallah Bacha. Seus nomes finalmente saíram do esquecimento no ano seguinte, graças à iniciativa dos comunistas parisienses eleitos. Presente nessa comemoração estava Guy Lurot, que descobriu, um dia antes ao ler o L’Humanite, que seu pai estava entre as outras seis vítimas. Sessenta e quatro anos mais tarde, uma placa foi finalmente inaugurada na “Place de la Nation” (Praça da Nação) por Catherine Vieu-Charrier, assistente do prefeito de Paris.

As escadas do metrô ficaram ensanguentadas

Em 14 de julho de 1953, Guy tinha 17 anos. Ao amanhecer, antes de ir de moto passar umas férias à beira do rio Marne, ele olha seu pai, ainda cochilando. "Esta é a última imagem dele sorrindo enquanto dorme, e ela volta para mim a cada 14 de julho”. No dia seguinte, quando eu o vi, ele estava dormindo para sempre, mas ele já não estava sorrindo ", conta ele que tem 80 anos hoje. Naquele dia, ele poderia estar com seu pai, "que nunca perdeu uma oportunidade de levá-lo para protestar." Antes de se tornarem importantes as paradas militares, o aniversário da tomada da Bastilha foi por muito tempo um evento-chave do movimento operário, que fazia um desfile popular e combativo.

Naquele ano, milhares de militantes argelinos se juntaram ao protesto do Partido Comunista Francês (PCF) e a CGT, com palavras anti-colonialistas. Um enorme retrato de Ahmed Mesli, disse Messali Hadj, pai do nacionalismo argelino, então preso, abre o desfile da MTLD. Muitos poucos historiadores (1) têm estudado sobre esse dia sangrento antes de o cineasta Daniel Kupferstein realizar um documentário meticuloso e um livro publicado em junho (2), rico em histórias. O documentário e o livro não deixam margem para dúvidas: ao final da tarde, enquanto os manifestantes estavam na “Place de la Nation”, perto da tribuna oficial que apenas acolheu Abbé Pierre e Marcel Cachin. A polícia, para atacar os manifestantes argelinos, atirou nos manifestantes e no retrato de Messali Hajj. "Eles dispararam munição de verdade! ", diziam os militantes com pesar "As escadas do metrô estavam cobertas de sangue", disse uma testemunha. Cinquenta manifestantes foram feridos por balas.

Sete foram mortos. "Meu pai tinha em suas roupas marcas de queimaduras pelo impacto", diz Guy Lurot que se lembra desta marcha fúnebre de milhares de militantes comunistas que acompanhou seu pai ao cemitério de Pere Lachaise, depois de os corpos das sete vítimas terem suas últimas homenagens. "Os anos seguintes foram muito difíceis. Felizmente, o Partido e a Ajuda Popular ajudaram minha mãe, uma viúva com três filhos. A parte mais difícil é que nunca houve um julgamento. Os assassinos nunca foram julgados e não fomos capazes de chorar pelo luto "
O assunto está às escondidas desde 1957

O ministro de interior da época Leon Martinaud-Deplat culpa as vítimas. A imprensa de direita acusa os argelinos de terem portado armas. No entanto, testemunhos e arquivos coletados por Daniel Kupferstein contam uma história diferente, 210 cápsulas das balas são encontradas na “Place de la Nation”. As folhas de serviço da prefeitura, que narra os eventos a cada hora, não relatam qualquer arma inimiga. Esta mentira de Estado, disseminada ao longo dos anos e que visa legitimar a manutenção da ordem colonial, anuncia o início de uma guerra em que o nome não é dito. O assunto está às escondidas desde 1957, foi logo ofuscado pelo terrível massacre de Outubro de 1961 e da repressão sangrenta em fevereiro 1962.

Apesar de alguns anos de subsequentes comemorações, o 14 de julho de 1953 está enterrado na França e na Argélia, e até mesmo a memória dos militantes será atingida por uma amnésia. Em 1995, Guy Lurot escreveu em uma carta para a L’Humanité : "Todos os anos, enquanto alguns dançam é com lágrimas nos olhos que eu procuro palavras para escrever para a L’Humanite”. Todos os anos o meu pai é novamente assassinado pelos companheiros através do esquecimento”. Hoje memórias humildemente reveladas são para aqueles que morreram e aqueles cujas vidas ainda estão sobrecarregadas com a história não contada.